You are currently viewing Região Carbonífera implanta consórcio de sanidade agropecuária

Região Carbonífera implanta consórcio de sanidade agropecuária

Região Carbonífera implanta consórcio de sanidade agropecuária:

Os prefeitos dos municípios integrantes da Associação dos Municípios da Região Carbonífera de Santa Catarina (Amrec) assinaram protocolo de intenções, nesta terça-feira, 13 de julho, na sede da Amrec em Criciúma, dando o pontapé inicial na criação do Consórcio Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária da Região Carbonífera de Santa Catarina.

"A criação deste Consórcio vai viabilizar a adesão dos municípios ao Serviço Brasileiro de Inspeção (SISBI), que é vinculado ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), permitindo às agroindústrias de produtos de origem animal, inspecionadas no município, comercializarem em todo território nacional", informa o médico veterinário da Epagri Regional de Criciúma, Marcelo Pedroso.  

O Consórcio está sendo criado inicialmente para atender os municípios da Amrec, mas estará aberto aos municípios interessados das regiões adjacentes. A implantação do Consórcio será em Içara, onde já existe sala comercial alugada e investimentos da ordem de R$103 mil, a fundo perdido, viabilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. Já foram adquiridos 2 veículos, computadores, móveis e equipamentos necessários aos trabalhos do SISBI/SUASA. "Estamos apoiando a implantação e colocando o município à disposição para a instalação do Consórcio Suasa, por entendermos imprescindível a implementação deste serviço para a viabilização das agroindústrias familiares do município e região", disse o prefeito municipal de Içara em exercício, José Zanolli.

A próxima etapa é a homologação do Protocolo de Intenções nas Câmaras Municipais e finalmente a constituição oficial do Consórcio em Assembléia Geral com aprovação do Estatuto e eleição da diretoria. Após a constituição oficial será solicitado ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA adesão ao SISBI/SUASA e então seguir o processo normal, para obter a equivalência dos serviços de Inspeção.

 

Mais informações: Marcelo Silva Pedroso/Médico Veterinário/Coordenador de Regional de Pecuária, no telefone: (48-3432-3277), no e-mail:  mpedroso@epagri.sc.gov.br.