Prefeitos da AMREC discutem soluções para os problemas ocasionados pelas chuvas

05/01/2009

Os prefeitos da AMREC devem marcar nos próximos dias uma audiência com o Governador Luiz Henrique da Silveira para pedir recursos que serão utilizados nos municípios atingidos pelas chuvas dos últimos dias. Segundo os onze prefeitos que estiveram presentes na reunião a intenção é solicitar um auxílio imediato para medidas paliativas nos municípios, pedir auxílio para a elaboração dos projetos para desassoreamento dos Rios Urussanga e Sangão e também tentar agilizar junto à FATMA a liberação para extração de seixos do Rio Mãe Luzia que serão utilizados na recuperação de estradas.

Para o Presidente da AMREC, prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, a intenção é buscar recursos para o auxílio dos municípios neste primeiro momento e tentar agilizar o projeto para desassoreamento evitando assim problemas futuros.

O Secretário de Desenvolvimento Regional, Édio Castanhel afirmou que os donativos que estão no Centro de Eventos de Criciúma serão destinados às comunidades atingidas dos municípios da região. “São cerca de 400 toneladas de água, alimentos, roupas, materiais de higiene e limpeza que serão distribuídos aos municípios da AMREC e AMESC”.

Para isto, o Gerente de Prevenção da Defesa Civil do Estado, Capitão Edir de Souza, foi acionado e está coordenando os trabalhos na região. Segundo ele, neste primeiro momento, o principal é cuidar da segurança física das pessoas o que inclui distribuição de água, comida e medicamento. Além disto, a Defesa Civil também está disponibilizando um geólogo que está avaliando as áreas de riscos. “Os prefeitos já podem solicitar, via secretaria regional, os seus donativos para que ocorra a liberação o mais rápido possível assim como também a avaliação do solo”. Ele explica ainda que a formalização do desastre também deve ser efetuada e que uma equipe já está à disposição dos prefeitos para orientá-los.

Nesta terça-feira, 06 de janeiro, acontece uma reunião na sede da Secretaria Regional de Criciúma envolvendo secretários de saúde e assistentes sociais que vão receber orientações de como evitar doenças originadas pelo contato com água da chuva. A reunião está marcada para as 14 horas.

Já na próxima quinta-feira, 08 de janeiro, às 14 horas o Tribunal de Contas do Estado realiza uma reunião na Secretaria Regional de Araranguá para orientar contadores e departamento jurídico sobre os procedimentos a serem adotados pelos municípios evitando assim problemas futuros.

O prefeito de Criciúma Clésio Salvaro assumiu a Presidência da AMREC dando continuidade ao mandato do Prefeito Anderlei Antonelli até a Assembléia Eleitoral que acontece na segunda quinzena de fevereiro, segundo o Estatuto da Associação.

Cristina Locks
Assessoria de Imprensa da AMREC