Ministro da Integração Nacional recebe prefeitos em Brasília

16/04/2008

O atraso na liberação de recursos aos 61 municípios da região Oeste que decretaram situação de emergência por causa da estiagem foi o tema central da audiência com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, hoje (16), no auditório do ministério, em Brasília. A mesma situação acontece no Rio Grande do Sul, onde 94 estão em situação de emergência. O terceiro vice-presidente da FECAM, Neodi Saretta, prefeito de Concórdia coordenou a reunião junto com o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), Flavio Lammel.

Saretta destacou que a seca afetou a agricultura na região e exemplificou a situação do município de Xaxim, que teve perda de 5 milhões de reais. O prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, participou da reunião e apresentou ao ministro, a situação do município, que teve perda na soja, no leite, milho e feijão. “Precisamos que o governo federal crie uma verba para ressarcir os agricultores”, disse.

Quanto ao atraso na liberação de recursos, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, explicou que o ministério tem que seguir as normas legais de repasse de recursos, que atrasa o repasse, por causa da burocracia. Entretanto anunciou que o governo federal liberará o valor de R$ 540 milhões, por meio de medida provisória, aos municípios brasileiros. Serão R$ 180 milhões para cada uma das áreas prioritárias: recursos para socorro, prevenção e recuperação.

Os prefeitos da região da Grande Florianópolis que decretaram situação de emergência por causa das enxurradas também participaram da reunião, com objetivo de solicitar agilidade na liberação de recursos para a infra-estrutura, principalmente a reconstrução de pontes nas cidades.

Dayane Nunes – ASCOM/FECAM