Técnicos vão fazer levantamento de dados necessários para a instalação do SUASA na região da AMREC através do Consórcio Intermunicipal

02/04/2008

O consórcio intermunicipal deve ser a saída para a instalação do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA) na região. Na audiência pública realizada nesta tarde, prefeitos da AMREC, técnicos da Epagri, Cidasc e secretários de agricultura e meio ambiente dos municípios, discutiram o assunto e falaram sobre a importância do funcionamento para que agroindústrias consigam comercializar o seu produto fora do município.

Os prefeitos presentes na reunião são favoráveis a formação de um consórcio para poder viabilizar o funcionamento, mas antes de iniciar o processo precisam ter um levantamento contendo todos os dados necessários, para que eles possam conhecer a realidade e verificar quantos profissionais precisam ser contratados, o custo que isto representaria para cada prefeitura, etc.

O Presidente da AMREC, prefeito de Orleans, Valmir Bratti salientou que todos os municípios das regiões da AMREC, AMESC e AMUREL que quiserem participar serão bem-vindos. Antes, porém, será necessário este levantamento para verificar o que cada município pode oferecer para que se possa dar continuidade no processo. “Temos diversos tipos de consórcios e todos têm dado certo já que é maneira mais viável para consolidar algo importante para a região”.

O SUASA nada mais é do que a unificação dos Serviços de Inspeção Federal, Estadual e Municipal, ou seja, os agricultores que tem agroindústrias de produtos de origem animal inspecionados pelo município, que não podem fazer comercialização fora deste, com o SUASA poderão comercializar em todo o território de acordo com o porte da agroindústria.

Cristina Locks
Assessoria de Imprensa da AMREC