Em mais um passo para o fortalecimento da gestão pública na Região Carbonífera, o Conselho dos Secretários de Administração e Finanças (CONFAZ) da AMREC se reuniu nesta terça-feira (1º/04) para eleger sua nova diretoria e aprofundar o debate sobre a Reforma Tributária e seus efeitos nos municípios.
A nova composição do colegiado passa a contar com a presidência de Roberto Sávio Caetano, secretário municipal de Administração e Finanças de Nova Veneza. A vice-presidência será ocupada por Carine Berti da Silva, secretária do Sistema Econômico de Morro da Fumaça. Já Gustavo Alves Camacho, secretário de Administração, Finanças e Planejamento de Lauro Müller, representará a AMREC junto à Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e no Comitê da Reforma Tributária que será instituído no âmbito da Associação Carbonífera.
Além da posse da nova diretoria, a reunião destacou os principais desafios da Reforma Tributária, especialmente no que se refere à redistribuição de receitas. Os secretários também discutiram os possíveis impactos da chamada “tributação verde”, mecanismo que poderá influenciar no repasse de ICMS de acordo com critérios ambientais.
Conforme o presidente da AMREC, prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, a articulação regional promovida pela Associação tem sido fundamental para que os municípios da Região Carbonífera estejam preparados para as mudanças em curso e atuem de forma coesa nas discussões em nível estadual e federal. “O caminho é estarmos unidos. Só assim conseguimos fazer frente às grandes mudanças que vêm por aí. A reforma tributária mexe diretamente com a arrecadação dos municípios e precisamos defender os interesses da nossa região com responsabilidade e técnica”, afirmou Fontanella.