Municípios da Região Carbonífera são parceiros da Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) no fortalecimento da segurança pública do Sul catarinense. Está sendo realizado na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) o Curso de Ações Integradas de Defesa, que chega à sua 10ª edição com foco na qualificação de policiais militares para o enfrentamento de crimes violentos contra o patrimônio.
A capacitação, promovida em conjunto com o 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) e coordenada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), começou nesta segunda-feira (24/03) e segue até sexta-feira (28/03). O curso conta com carga horária de 50 horas/aula e será encerrado com um exercício simulado e cerimônia de formatura.
Conforme o presidente da AMREC, Valdir Fontanella, ao abrir espaço para treinamentos como este, a associação reafirma seu papel de articuladora regional, promovendo ações que ampliam a eficiência dos serviços públicos e protegem diretamente a população dos 12 municípios associados. “A participação da AMREC neste treinamento tão importante reforça o nosso compromisso com a valorização da capacitação técnica e com a cooperação entre os entes municipais e estaduais”, disse o prefeito de Lauro Müller, que acompanhou o início das atividades.
O comandante do BOPE, tenente-coronel Celso Mlanarczyki, afirma que a ação integra a estratégia estadual de prevenção e resposta a delitos patrimoniais, capacitando os participantes na elaboração de planos de defesa urbana e no uso de técnicas e táticas específicas para situações de risco. “A intenção é fortalecer a capacidade de reação das cidades diante de crimes violentos e garantir que os policiais estejam preparados para atuar com rapidez, estratégia e técnica. É uma capacitação pensada para proteger vidas e o patrimônio da sociedade catarinense”, afirmou o comandante.