You are currently viewing Amrec promove encontro técnico sobre reforma tributária

Amrec promove encontro técnico sobre reforma tributária

Um encontro técnico para debater os impactos da Reforma Tributária nas administrações municipais foi promovido pela Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). Realizado no auditório da entidade, em Criciúma, o evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários da Fazenda, auditores fiscais e técnicos contábeis. A palestra foi conduzida pelo auditor fiscal Paulo Tsalikis, especialista no tema e membro de grupos técnicos ligados ao Ministério da Fazenda e à CNM.

De acordo com Tsalikis, a reforma representa uma das maiores transformações no modelo tributário do país, com mudanças estruturais na forma de arrecadação e redistribuição de receitas. Para os municípios, o maior desafio será adaptar suas estratégias de gestão à nova lógica fiscal, que prioriza o consumo como base de arrecadação. “As prefeituras precisarão focar em atrair consumo, investir em tecnologia, capacitar equipes e revisar legislações locais”, alertou o palestrante.

A transição começa em 2029, com a extinção gradual do ICMS e ISS até 2033, substituídos por um imposto unificado. Para os municípios, isso significa atuar de forma mais integrada, com forte atenção à modernização dos sistemas de arrecadação e à estrutura fiscal local. Ainda segundo Tsalikis, a não adequação a essas exigências pode comprometer receitas futuras e a capacidade de investimento dos municípios.

Conforme o vice-presidente da AMREC, prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, o encontro foi essencial para alinhar informações e preparar os gestores. “Foi um momento muito esclarecedor. Os municípios puderam tirar dúvidas e entender que não dá mais para esperar. Quem estiver preparado, vai sair na frente”, afirmou.

O presidente da AMREC, prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, destacou a importância da atuação conjunta. “Esse tipo de evento mostra que estamos no caminho certo, trabalhando unidos para enfrentar os desafios da nova tributação. Sozinhos, seria muito mais difícil”, concluiu.