A implementação do programa Previne Brasil nos municípios da região será o tema central do primeiro Encontro Regional de Gestão em Saúde na Atenção Básica, que acontecerá no Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), de 26 a 28 de setembro.
O coordenador do curso de Enfermagem do Unibave, Lucas Corrêa Preis, esteve na reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR-Carbonifera) para divulgar o evento, que ainda contará com participantes da região da AMESC (Extremo Sul Catarinense) da AMUREL (Região da região de Laguna) e da AMURES (Região Serrana).
O projeto foi aprovado na segunda quinzena do mês de abril junto a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), e a inscrição é gratuita, limitada a três participantes por município, conforme o coordenador, responsável por propor o projeto, em parceria com os demais docentes do curso.
De acordo com Lucas, a organização do evento está sendo realizada pelo Núcleo de Estudos Aplicados à Saúde (NEAS), em parceria com a Secretaria de Saúde de Orleans e, viabilizará o desenvolvimento de conhecimentos que auxiliará os gestores municipais de saúde. “Auxiliará na implementação efetiva e no alcance dos resultados esperados para com o programa Previne Brasil. Representa uma grande oportunidade de fomentar discussões relativas ao tema, incluindo a disseminação de experiências exitosas da gestão de serviços de saúde regionais”, pontuou Lucas.
O que é o Programa Previne Brasil?
O programa Previne Brasil representa o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), e foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O Previne Brasil considera quatro componentes para fazer a transferência financeira federal e estadual aos municípios e ao Distrito Federal: incentivo com base em critério populacional; capitação ponderada (cadastro de pessoas); pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas.