Em Assembleia Geral realizada nesta segunda-feira (31), o prefeito de Orleans, Jorge Koch, foi eleito como presidente da Federação Catarinense de Municipios (FECAM) para a gestão 2022/2023. A chapa dele foi a única homologada para o pleito, que ocorreu na ALESC.
No início do evento, prefeitos presentes na Assembleia se manifestaram pedindo consenso e união entre as chapas. Após um intervalo, o jurídico da FECAM detalhou os motivos para a rejeição dos recursos das chapas 2 e 3, não homologadas pela comissão eleitoral e que pediam a suspensão da Assembleia. A análise dos recursos foi colocada em votação e rejeitada pela maioria dos prefeitos. Assim, Assembleia Geral continuou e Koch foi eleito presidente da FECAM.
Confira a composição da chapa
Conselho Executivo
Presidente: Jorge Luiz Koch – Orleans – AMREC – Sul
1º Vice-Presidente: Oscar Martarello – Xanxerê – AMAI – Oeste
2º Vice-Presidente: Élcio Rogério Kuhnen – Camboriú – AMFRI – Litoral
3º Vice-Presidente: Caio César Treml – Rio Negrinho – AMUNESC – Norte
1º Tesoureiro: José Constante – Agrolândia – AMAVI – Vale do Itajaí
2º Tesoureiro: Nilvo Dorini – Capinzal – AMMOC – Meio Oeste
1º Secretário: Sônia Salete Vedovatto – Monte Carlo – AMPLASC – Serra e Planalto
2º Secretário: Ivan José Canci – Anchieta – AMEOSC -Extremo Oeste
Conselho Fiscal
AMERIOS – Luzia Iliane Vacarin – Cunha Porã
AMOSC – Névio Antônio Mortari – Paial
AMAUC – Vanderlei Canci (Fuminho) – Irani
AMUREL – Agnaldo Filippi – Pedras Grandes
AMURC – Alessandra Aparecida Garcia – Santa Cecília
GRANFPOLIS – Gilmar Sani – Alfredo Wagner
AMPLANORTE – Jean Carlo Medeiros de Souza – Monte Castelo
AMESC – Moacir Francisco Teixeira – São João do Sul
Novo presidente
Jorge Luiz Koch é natural de Braço do Norte, nascido em 10 maio 1957. Ele é advogado graduado pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e pós-graduado em segurança pública e qualidade de vida pela UNESC. Além de advogado, exerceu a profissão de delegado de polícia durante 27 anos, dentre os quais 15 na Comarca de Orleans (1990 a 2005) e 12 no comando da 6ª Delegacia Regional de Polícia de Criciúma (2005 e 2016). Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), iniciou seu primeiro mandato como vereador no município de Braço do Norte, de 1983 a 1989. Em Orleans foi eleito vereador e presidente da câmara municipal (mandato de 2000 a 2004), chegando a ocupar o cargo de prefeito interino. Prefeito de Orleans de 2017 a 2020, sendo reeleito nas eleições de 2020.