You are currently viewing Colaboradores que atuam em Sala de Vacina são capacitados pela AMREC

Colaboradores que atuam em Sala de Vacina são capacitados pela AMREC

Iniciou hoje pela manhã (23/08) a capacitação em sala de vacina para servidores dos municípios ligados a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). O curso terá 40 horas e está ocorrendo durante a semana toda na sede da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC).

Outras duas turmas estão programadas para o final de outubro e novembro, sendo 15 pessoas cada turma. A justificativa das capacitações, segundo a secretária da Comissão Intergestores Regional de Saúde, (CIR-Carbonífera), Margarete Pasetto, devido a pandemia e o afastamento de servidores que contraíram Covid-19, os municípios estão com falta de vacinadores nas salas de vacina.

“Aumentou, e muito, as atividades de vacinação. Novas salas de vacina foram abertas para atender toda a demanda nos municípios”, argumentou Margarete, explicando que a pauta surgiu numa reunião dos secretários de saúde dos municípios, e com a aprovação do presidente da AMREC e prefeito de Orleans, Jorge Koch. A responsabilidade de ministrar essas capacitações, geralmente é da secretaria de saúde do Estado, que atualmente não vendo dando conta de atender a demanda.

O curso está sendo coordenado pelo Setor de Imunização e Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria Macrorregional de Saúde e pela CIR-Carbonífera. “Hoje são cerca de 20 tipos de vacinas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. O vacinador precisa estar apto a avaliar a carteira nacional de vacinação e orientar sobre o esquema vacinal”, explica Margarete.

O curso está sendo ministrado pelo monitor credenciado pelo Estado, Paulo Hanssen, que atua no setor de tuberculose e hanseníase na secretaria municipal de saúde de Criciúma. Hoje pela manhã o presidente da AMREC, esteve na abertura dos trabalhos. Ele exaltou a importância do profissional nos tempos em que vivemos de pandemia para voltarmos a normalidade do dia-a-dia. O secretario de saúde de Orleans e presidente da CIR-Carbonífera, Murilo Debiasi, também esteve presente, agradecendo e parabenizando a todas pela capacitação.