Intitulado ‘Como as prefeituras do Sul de Santa Catarina investem em tecnologia para aprimorar os serviços públicos’, o Webinar da Rede Cidade Digital contou com a participação de Criciúma e da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), representadas pelo diretor da Tecnologia da Informação (DTI) e presidente do Colegiado de TI, Tiago Pavan. O painel ocorreu na manhã desta terça-feira (26).
Devido a pandemia de coronavírus, o evento passou a ser realizado de forma online. De acordo com o diretor, o foco principal do encontro foi responder à pergunta tema do evento. “Esse ano será um reflexo das medidas de combate à Covid-19 do ano passado. Além disso, também teve as eleições municipais, que muitas cidades estão iniciando um novo governo e algumas com a reeleição também estão com mudanças”, comentou. Antes, o evento era realizado de forma estadual, mas com o formato remoto é separado por regiões.
No evento, o diretor falou sobre as transformações digitais nas competências do setor público. Ele afirma que essa transformação possui três pilares: pessoas, processos e as tecnologias. “Precisamos de pessoas comprometidas com processos muito bem definidos e estruturados e depois vem a tecnologia”, afirmou. “Precisamos colocar o cidadão no centro. A prefeitura é uma prestadora de serviços, o cidadão é aquele turista, empreendedor, o próprio servidor público e o morador. Esse cidadão tem que ter acesso a um serviço de qualidade, principalmente de equidade, ou seja, de igualdade. O processo tecnológico precisa ser gradativo, ainda temos muitas pessoas que estão no meio analógico, por isso precisa ser bem planejado para não excluir ninguém”, ressaltou.
O painel contou com a participação também do prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, e da prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, e da coordenadora-geral de Projetos de Infraestruturas para Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Daniela Schettino.
Prêmios e sede do evento em 2019
Em 2019, Criciúma foi sede do 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais. O evento foi realizado na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e reuniu 300 pessoas de seis estados: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Pará e São Paulo.
Nesse mesmo ano, o município conquistou três prêmios: Prefeito Inovador de Santa Catarina, com o projeto Consulta Prévia Online e o prêmio Projeto Inovador com o Google For Education. Já no 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, Criciúma ganhou o seu terceiro prêmio com o Portal da Transparência, na categoria Projeto Inovador 2019.
Em 2018, o município venceu, pela primeira vez, na categoria Projeto Inovador 2018, com a iniciativa de informatização e modernização dos processos executados na Secretaria Municipal de Saúde.
Texto e fotos: Ana De Mattia