Os secretários de saúde dos 12 municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), que compõe a Comissão Intergestores Regional de Saúde (CIR-Carbonífera) estiveram reunidos (presencial e também virtual), hoje a tarde (24/11), e determinar que os atendimentos médicos e odontológicos nas Unidades de Saúde municipais atendam prioritariamente os pacientes de urgência, pré-natal e síndrome gripal. A medida começa a valer a partir de quinta-feira, dia 26 novembro, até o dia 10 de dezembro.
Segundo coordenadora da CIR-Carbonífera e secretaria de saúde de Nova Veneza, Maristela Vitali Cunico, a ação é necessária devido aos altos números de contágio e casos ativos de COVID-19 na região. “Exames de rotina e outras questões que podem esperar, pedimos a população que realmente tenham o maior cuidado e evitem se deslocar as unidades de saúde neste momento”, orienta. Maristela ainda chama atenção para os sintomas de coronavírus, que devem ter a procura precoce de ajuda médica para que sejam tratados adequados.
Outro aspecto levantando é com relação a intensificação das fiscalizações. “Vamos intensificar, em conjunto com outros órgãos o cumprimento das medidas de segurança em bares, restaurantes, lanchonetes, PUBs, eventos e igrejas. Precisamos redobrar os cuidados para manter a segurança” reforça Maristela.