Os prefeitos da região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) estiveram reunidos nesta tarde de sexta-feira (03/04), na sede da associação para debater as medias que os municípios vêm tomando para conter o avanço da Covid-19 e ainda as conseqüências que a pandemia vem causando.
O presidente da AMREC e prefeito de Treviso, Jaimir Comin, comentou sobre o encontro dizendo que é necessário a tomada de medidas. “Em função da queda de arrecadação temos que tomar as medidas como corte de salários, cargo comissionados entre outras atitudes. Precisamos adequar a nova realidade”. O prefeito ainda lembrou das recomendação do Ministério Publico do Tribuna de Contas sobre o reajuste dos salário dos servidores. “Ele recomendou aos municípios sobre o aumento aos servidores, onde só poderá ocorrer se houver um aumento na arrecadação. Então cada município vai estudar o seu caso para atender a recomendação do Ministério Público”, disse.
O prefeito ainda lembrou que a AMREC vai oficializar ao Ministério Publico do Estado e ao Governador para que viabilize recurso para compra dos testes rápido. A idéia é a identificação dos infectados para agilizar o isolamento social dos infectados. O prefeito chegou a citar o município de Balneário Camboriú que comprou testes para todos os munícipes. O presidente afirmou que a idéia é obter recursos para fazer o mesmo procedimento. Pais como Coréia do Sul e Cingapura adotaram essas medidas para não paralisar a produção industrial e o comércio. O Governo Federal até o momento repassou R$ 1,253 milhões em recursos aos 12 municípios da AMREC, para medidas de combate ao Corona vírus.
Ano Letivo
Outra preocupação que foi debatida foi com relação ao ano letivo. Hoje pela manhã os secretários de educação estiveram reunidos, onde também debateram essa preocupação. A preocupação é como compensar os dias paralisados, e ainda ver possibilidade de manutenção do vinculo dos ACTS com redução de vencimentos para não necessitar de fazer outra chamada ou processo seletivo. Alguns municípios já estudam a possibilidade de aulas online, no sistema EAD.