You are currently viewing Grupos de Trabalho passar por treinamento para confecção do Plano de Mobilidade Urbana

Grupos de Trabalho passar por treinamento para confecção do Plano de Mobilidade Urbana

Os grupos de trabalho (GTs) dos nove municípios da AMREC que estão em fase de confecção dos planos de mobilidade urbana passam hoje (10/03) por um treinamento no auditório da AMREC. A capacitação, promovida pela empresa Alto Uruguai, de Concórdia, vencedora do pregão, atenderá os nove municípios da região da AMREC que ainda não possuem o plano de mobilidade, via Consórcio Intermunicipal Multifinalitario da AMREC (CIM-AMREC).

Hoje pela manhã os participantes viram objetivos, conceitos e fundamentos legais, como o código de transito. Depois as Políticas Nacionais de Mobilidade Urbana, fundamentos teóricos e estruturais do trabalho estratégias de mobilização e participação social. Hoje ainda será feito um trabalho de debate e análise de cada município. Os grupos de trabalho envolvem membros dos setores públicos e privados dos municípios de Balneário Rincão, Cocal do Sul, Lauro Muller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.

Já está no ar um site para acompanhamento público de todos os trabalhos no www.mobilidade-amrec.altouruguai.eng.br. A previsão de conclusão dos trabalhos é para agosto de 2020. “A ideia de fazer os planos de Mobilidade Urbana via Consorcio CIM é diminuir os custos. Por isso muitas atividades que podem ser feitas em conjunto, serão feitas”, explica o diretor executivo da AMREC, Lei Alexandre.

Exigências federais

O plano de Mobilidade Urbana é uma exigência da Lei Federal 12.587/2012, que trata da política nacional de mobilidade urbana. Os municípios de Forquilhinha e Içara, já estão com o documento pronto. Criciúma está encaminhando. O prazo para conclusão do Plano, segundo a Medida Provisória (MP) 906/2019, é para 12 de abril de 2021.

Esta é a segunda mudança no prazo. A lei original previa como limite abril de 2015. A Medida Provisória 818/2018, publicada em janeiro de 2018, já havia alterado este limite para abril de 2019.

Os municípios que não tiverem aprovado seus planos até o prazo final ficarão impedidos de receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana.