Os colaboradores das escolas estaduais da Região Carbonífera, que atuam como Assistentes de Educação (Secretarias) participaram essa semana na AMREC, do curso “A importância de cuidar das memorias documentais”. O curso foi ministrado em dois dias, um para escolas de Criciúma, e outro para as escolas dos demais municípios da AMREC, com o coordenador do Centro de Memória e Documentação da UNESC (CEDOC), professor Paulo Sergio Osório.
Segundo a integradora de recursos humanos da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Fatima Lenita, o curso é para garantir a preservação das memorias documental. “É para perceber a importância de arquivar a documentação escolar”, definiu.
Segundo o professor Paulo, foram trabalhados os conceitos de memória, de arquivos e documentos. Ele lembra que são essas pessoas que trabalham nas escolas produzindo documentos, arquivando e memorias da educação. “Os acervos guardam documentos, que são portadores de memorias escolares. Memorias de grupos sociais e de pessoas. É preciso preservar para poder lembrar de situações, de épocas, de pessoas e instituições”, comentou.