Deputados Estaduais tomaram posse da Frente Parlamentar em Apoio ao Carvão Mineral hoje a tarde (23/08), no auditório 1, da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc). A presidência ficará a cargo do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), e ainda contará com os deputados Coronel Mocellin (PSL), Jerry Comper (MDB), Marlene Fengler (PSD), Mauro de Nadal (MDB) e Milton Hobus (PSD). Durante a posse solicitaram entrada os deputados Felipe Estevão (PSL), Luiz Fernando Vampiro (MDB) e Ada De Luca (MDB).
O deputado Minotto comentou que o trabalho de todos será fundamental para o desenvolvimento das atividades carboníferas. “O mais importante é a participação de cada um. A presença de vocês aqui inclusive já mostra o quanto o carvão é impotente para a gente”, comentou, agradecendo o apoio das autoridades que marcaram presença no evento.
A AMREC esteve representada pelo vice-presidente, o prefeito de Treviso, Jaimir Comin, que pontuou a necessidade de planejamento e projetos. Ele lembra que o município de Treviso já teve trilhos para o transporte de carvão. Foi retirado, e hoje é Treviso o município que mais produz carvão entre os 12 municípios da região Carbonífera. Além de Jaimir, estavam presentes os prefeitos de Siderópolis, Helio Roberto Cesa e de Forquilhinha Dimas Kammer. O diretor executivo da AMREC, Vanderlei Alexandre, também esteve presente.
O deputado federal Daniel Freitas, ressaltou que ações voltadas a promoção do carvão mineral já estão sendo realizadas. “Nos primeiros seis meses de trabalho foquei em criar boas relações em Brasília, relações essas que já estão dando frutos para a atividade carbonífera em Santa Catarina, em especial na Região Sul”, destacou o também presidente da frente federal.
O diretor executivo da Satc e presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Luiz Zancan, fez um pedido aos presentes, em especial aos deputados. “Eu peço foco na criação de uma política estadual para o carvão mineral”. O compromisso assumido pelos deputados da Frente Parlamentar é o de promover estudos, ações e encaminhamentos em favor do setor, com o objetivo de desenvolvimento da atividade carbonífera para a implantação de um Parque Termelétrico na Região Sul.