Os secretários executivos das 21 Associações de Municípios de Santa Catarina, estão reunidos na sede da Associação de Municípios da Região Serrana (Amures), em Lages, desde a manhã desta terça-feira (13), onde participam da 3ª Reunião do Colegiado do ano. Na pauta, assuntos como o Programa Recuperar do governo do Estado, troca de informações sobre softwares utilizados pelas associações e Marco Regulatório das Associações de Municípios. O diretor executivo da AMREC, Vanderlei Alexandre, participa do encontro.
O presidente do Colegiado de Executivos das Associações de Municípios de Santa Catarina, José Rafael Corrêa agradeceu o espaço cedido pela Amures e destacou a importância da pauta nos dois dias em que estarão reunidos. O vice-presidente da Amures, prefeito de Bocaina do Sul Luiz Carlos Schmuler falou em nome dos prefeitos e deu as boas-vindas aos visitantes.
“Vocês são os gestores das associações de municípios e este espaço é o fórum de troca de experiências. Importante, especialmente para as mobilizações e ações em prol dos municípios”, declarou Luiz Schmuler. Falando em nome do presidente da Amures, o secretário executivo Walter Manfrói observou que na manhã desta quarta-feira (14), serão apresentadas algumas boas práticas da Amures, que podem ser replicadas em outras regiões.
Como anfitrião, o vice-prefeito de Lages Juliano Polese destacou a importância das reuniões descentralizadas e a troca de informações e conhecimento de outras realidades. O diretor executivo da Federação Catarinense de Municípios – Fecam, Rui Braun também acompanha a reunião. A assessora jurídica da Amures Zenalda Vanin, fez uma explanação sobre a reunião da equipe do Cisama com a Casa Civil do governo para tratar do Programa Recuperar.
Cada executivo de associação de municípios falou sobre o diálogo com o estado em torno do assunto. Alguns sinalizaram favoráveis ao convênio, outros contrários. O que é consenso entre todos é que, não se pode assumir responsabilidades sem os devidos recursos financeiros.
Os executivos discutiram também, sobre “Meu INSS e os Impactos junto aos Municípios”, Reformas Tributárias e Previdenciária e dentre outros assuntos, o Fortalecimento das Associações de Municípios, ampliação do portfólio de serviços. Na manhã desta quarta-feira, retomam a pauta com Proposta boas práticas das associações de municípios, parcerias com o Governo do Estado e Espaço para o Colegiado de Consórcios.