You are currently viewing EXECUTIVOS DAS ASSOCIAÇÕES DE MUNICÍPIOS REUNIDOS EM LAGES

EXECUTIVOS DAS ASSOCIAÇÕES DE MUNICÍPIOS REUNIDOS EM LAGES

Os secretários executivos das 21 Associações de Municípios de Santa Catarina, estão reunidos na sede da Associação de Municípios da Região Serrana (Amures), em Lages, desde a manhã desta terça-feira (13), onde participam da 3ª Reunião do Colegiado do ano. Na pauta, assuntos como o Programa Recuperar do governo do Estado, troca de informações sobre softwares utilizados pelas associações e Marco Regulatório das Associações de Municípios. O diretor executivo da AMREC, Vanderlei Alexandre, participa do encontro. 

O presidente do Colegiado de Executivos das Associações de Municípios de Santa Catarina, José Rafael Corrêa agradeceu o espaço cedido pela Amures e destacou a importância da pauta nos dois dias em que estarão reunidos. O vice-presidente da Amures, prefeito de Bocaina do Sul Luiz Carlos Schmuler falou em nome dos prefeitos e deu as boas-vindas aos visitantes.

“Vocês são os gestores das associações de municípios e este espaço é o fórum de troca de experiências. Importante, especialmente para as mobilizações e ações em prol dos municípios”, declarou Luiz Schmuler. Falando em nome do presidente da Amures, o secretário executivo Walter Manfrói observou que na manhã desta quarta-feira (14), serão apresentadas algumas boas práticas da Amures, que podem ser replicadas em outras regiões.

Como anfitrião, o vice-prefeito de Lages Juliano Polese destacou a importância das reuniões descentralizadas e a troca de informações e conhecimento de outras realidades. O diretor executivo da Federação Catarinense de Municípios – Fecam, Rui Braun também acompanha a reunião. A assessora jurídica da Amures Zenalda Vanin, fez uma explanação sobre a reunião da equipe do Cisama com a Casa Civil do governo para tratar do Programa Recuperar.

Cada executivo de associação de municípios falou sobre o diálogo com o estado em torno do assunto. Alguns sinalizaram favoráveis ao convênio, outros contrários. O que é consenso entre todos é que, não se pode assumir responsabilidades sem os devidos recursos financeiros.

Os executivos discutiram também, sobre “Meu INSS e os Impactos junto aos Municípios”, Reformas Tributárias e Previdenciária e dentre outros assuntos, o Fortalecimento das Associações de Municípios, ampliação do portfólio de serviços. Na manhã desta quarta-feira, retomam a pauta com Proposta boas práticas das associações de municípios, parcerias com o Governo do Estado e Espaço para o Colegiado de Consórcios.