You are currently viewing Congresso Catarinense de Cidades Digitais reúne quase 100 municípios em Criciúma

Congresso Catarinense de Cidades Digitais reúne quase 100 municípios em Criciúma

Prefeitos, gestores e vereadores de quase 100 municípios do Estado participaram do 4º. Congresso Catarinense de Cidades Digitais, em busca de soluções e informações sobre como inovar na administração pública, que aconteceu nesta última semana em Criciúma (quinta e sexta-feira, 21 e 22/03). Ferramentas que visam melhorar a gestão e a prestação dos serviços públicos foram temas tratados durante o evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Criciúma, e com o apoio da AMREC e da ACI. “Para ser cidade inteligente, o foco precisa estar no cidadão. Acho que essa é a mensagem que todos nós levaremos”, avalia o diretor de Tecnologia da Informação de Criciúma, Tiago Pavan.

Inovação é a aposta do Governo Estadual para fomentar o desenvolvimento dos municípios, tendo o primeiro passo a construção dos 13 centros de inovação, que podem impulsionar o surgimento de novos negócios e as economias locais. Segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Amandio da Silva Júnior, dois espaços já foram entregues (um em Lages e outro em Jaguará do Sul) e outros sete estão em construção. “Essa proposição de criação de ecossistemas em todas as regiões, estarem lá com as suas bases, para tentar apoiar, incrementar e fomentar também a parte de inovação nos municípios de Santa Catarina”, ressalta o secretário.

Para Júnior, o processo de inovação começa pelos municípios, que devem se preparar para a nova economia emergente. “Nós precisamos inovar de forma rápida, urgente, e tem que começar pelos municípios porque é a base de tudo. Hoje o formato de gestão pública é muito burocrático, complexo, feito para não funcionar, e a inovação precisa fazer parte desse novo modelo de gestão pública para que as pessoas se sintam atendidas de forma diferente e que as suas demandas sejam de fato resolvidas”, comenta.

Prefeitos Inovadores – Nesta quinta-feira (21), 20 prefeitos foram homenageados por iniciativas digitais em andamento nas localidades, entre eles cinco municípios da AMREC. Conforme ressalta o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é valorizar gestores que entendem a importância da inovação no poder público. “Também dissemina boas práticas que possam ser copiadas por outros municípios que passam pelas mesmas necessidades”, completa.

Prefeitos Inovadores – SC

MUNICÍPIO

PREFEITO(A)

PROJETO

CRICIÚMA

Clésio Salvaro

Implantação de um Autônomo de Geoprocessamento para a Manutenção do Cadastro Imobiliário

Içara

Murialdo Canto Gastaldon

Implantação de Internet Gratuita

Lauro Muller

Valdir Fontanella

Programa de Inclusão Digital

Morro da Fumaça

Agenor Coral

Implantação de Internet Gratuita

Treviso

Jaimir Comin

Lista Online do SUS

Criciúma é mais uma vez premiada no 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

A Prefeitura de Criciúma se destacou mais uma vez no 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, que ocorreu na sede da Acic. A parceria firmada entre Diretoria de Tecnologia da Informação (TI) da Administração Municipal e Google, com a ferramenta “Google for Education”, implantada em escolas da Secretaria Municipal de Educação, foi premiada na categoria Projeto Inovador, juntamente com outras 13 cidades de Santa Catarina.

De acordo com o diretor de TI da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan, a parceria para o uso da ferramenta em órgãos públicos é gratuita, desde que utilizada para fins pedagógicos, porém o trâmite de comprovação é demorado e burocrático, levando entidades a desistirem do processo. “É uma satisfação muito grande receber o reconhecimento por essa parceria que foi firmada com a Google de forma inteiramente gratuita, possibilitando a tecnologia nas escolas”, afirma.

O setor de TI do Governo de Criciúma está empenhado em orientar os profissionais sobre o uso das ferramentas que estão sendo disponibilizadas para mostrar o diferencial do instrumento, com a meta de contribuir para uma cidade inteligente.