As três Comissões Intergestores Regional (CIR) da macrorregião sul de saúde, estiveram reunidas neste na última sexta-feira (15/02), no Salão Ouro Negro da Prefeitura Municipal de Criciúma, para debaterem os Termos de Compromisso dos Hospitais da Região, com a Programação Pactuada e Integrada (PPI); Congresso do COSEMS, e assuntos gerais. O encontro reuniu representantes dos 45 municípios da região sul, além de representantes da Superintendência de Serviços Especializados e Regulação/SUR/SES/SC e do Conselhos das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), num total de 112 participantes.
O objetivo da reunião é fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião sul, melhorando a qualidade no atendimento, ampliando a oferta de serviços com novos credenciamentos na alta complexidade, e com novas habilitações no Hospital São José, de Criciúma; Hospital Regional, de Araranguá; e Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão. A região também solicita à SES/SC e ao Ministério da Saúde, a descentralização/regionalização de alguns serviços, como procedimentos da saúde auditiva, PETSCAN, reversão de ostomia, e outros, procedimentos que hoje nossos pacientes têm acesso somente em municípios fora da região macro sul, como Florianópolis.
Ficou encaminhado que na próxima revisão do Contrato de serviço dos hospitais, haverá uma discussão mais ampla e com a participação de representantes das três regiões. As três CIRs tem agenda para mais reuniões ampliadas durante o ano, com locais alternados entre as três regiões.
O presidente do COSEMS esteve presente, fez convite para participação do Congresso, que será nos dias 10, 11 e 12 de abril, em Piratuba, com eleição da nova diretoria. O secretário Executivo da AMREC, Acélio Casagrande, participou da abertura da reunião, falando da importância de fortalecer a região e também para dar continuidade em alguns itens iniciados durante sua gestão frente a SES/SC.