Gestores ligados a áreas de Esportes se reuniram hoje pela manhã, no salão Ouro Negro da prefeitura de Criciúma para a formação do 14º colegiado da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), o colegiado de Esporte. Um dos temas debatido no encontro foi a realização dos jogos escolares regional, envolvendo alunos dos 12 municípios da região.
Segundo o presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, Nicolas Martins, que teve a iniciativa de chamar os gestores para fundar o colegiado, a ideia é integrar os gestores de esportes da AMREC. “Queremos trabalhar juntos. Achar soluções juntos e fazer projetos sociais. Foi o que surgiu hoje. Trabalhar bastante essa questão social”, disse que Nicola, lembrando que um dos assuntos debatidos foi a possibilidade da realização dos jogos regionais.
Outro ponto importante levantado pelo colegiado, foi articulação regional para que a região fale a mesma língua na hora de conversar com o Governo do Estado, e a FESPORTE. O diretor de esportes de Nova Veneza, Hériton Sandrini, o Babu, definiu a formação do colegiado é um grande passo. “Nos dos municípios pequenos, com recursos escassos, precisamos unir forças”, disse Babu. Para o diretor de esportes do Morro da Fumaça, Carlos Sander, com o colegiado os municípios ganham força, e será importante para o estreitamento de relação com o Governo do Estado e FESPORTE.
A próxima reunião do colegiado está prevista para o dia 14 de fevereiro, onde será eleito a diretora. Hoje a AMREC, já conta com 13 colegiados das mais diversas áreas. Sendo de Assistência Social, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Agricultura, Cultura e Turismo, Infraestrutura, Procuradores, Contadores e Controladores Internos, Assessores de Comunicação, Gestores de Convênios, Defesa Civil e o CONFAZ/M-AMREC, que envolve o secretários de administração e finanças.