You are currently viewing AMREC REALIZA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA EM HOMENAGEM AOS 50 ANOS DE FUNDAÇÃO UNESC

AMREC REALIZA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA EM HOMENAGEM AOS 50 ANOS DE FUNDAÇÃO UNESC

Os prefeitos da Associação Dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) fazem nesta quinta-feira (29/11), às 19h30, assembleia geral ordinária em homenagem aos 50 anos de fundação da UNESC. A reunião deve reunir prefeitos e vice-prefeitos dos 12 municípios da região, além de lideranças politicas e empresarias de todos sul de Santa Catarina.

Para o presidente da AMREC e prefeito de Siderópolis, Hélio Roberto Cesa, a Universidade presta um grande serviço a comunidade. “Ela não só tem papel fundamental na formação educacional dos moradores dos municípios do sul de Santa Catarina, como também impactada no desenvolvimento regional e presta um grande serviço à comunidade e na parceria com os órgãos públicos. A Unesc é essencial para a comunidade regional”, avalia Alemão.

Durante a reunião a AMREC entregará uma placa comemorativa, num reconhecimento pelos 50 anos de historia da UNESC, e pela sua importância no desenvolvimento educacional, social, cultural, econômico e ambiental da nossa região.

Nasce a Universidade Comunitária da região

A Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), fundada em 22 de junho de 1968, pela Lei Municipal número 697, durante o governo de Ruy Hülse, foi a primeira escola de nível superior criada no Sul de Santa Catarina. A entidade emergiu de um movimento comunitário regional que culminou com a realização de um seminário de estudos em prol da implantação do Ensino Superior no Sul Catarinense.

Em 3 de junho de 1997, o CEE (Conselho Estadual da Educação) aprova por unanimidade o parecer do Conselheiro Relator e, em sessão plenária, em 17 de junho de 1997, também por unanimidade, aprova definitivamente a transformação em Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), tendo a Fucri como sua mantenedora.

Em 11 de agosto do mesmo ano, a Universidade recebeu sua homologação, que equivale à “Certidão de Nascimento”. Em 18 de novembro ocorreu a instalação oficial da Unesc, no Teatro Elias Angeloni, com a participação de autoridades, empresários, professores, alunos e funcionários da Instituição.