Os técnicos e fiscais do meio ambiente dos municípios da AMREC participaram de duas capacitações neste mês. Os treinamentos foram organizados pelo Colegiado de Meio Ambiente da AMREC. A primeira capacitação foi realizada em forma de videoconferência, na sede da Defesa Civil de Criciúma, e o segundo no em Maracajá, em uma parceria com a Polícia Militar Ambiental.
Segundo o presidente do Colegiado de Meio Ambiente, o engenheiro ambiental da Fundação de Meio Ambiente de Treviso (Funtrev), Vinicius Pasquali, o objetivo da primeira capacitação, foi ensinar os profissionais atuantes nas cidades da região carbonífera a utilizar o Sistema de Informações Ambientais (Sinfat) do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). “Esse sistema online será disponibilizado pelo IMA a todos os municípios e agilizará de forma significativa o trabalho que é desenvolvido com o meio ambiente. Capacitar os funcionários para utilizá-lo da melhor maneira é o primeiro passo para que essa novidade dê o resultado esperado”, explica Pasquali.
Já o segundo treinamento realizado em Maracajá, foi tratado da Fiscalização Ambiental, onde participaram os fiscais de meio ambiente. Os tenentes e sargentos da Polícia Militar Ambiental abordaram assuntos como legislação aplicada e a fiscalização de atividades potencialmente poluidoras, da fauna e da flora.
O presidente do colegiado ainda informou que a intenção é que as capacitações, como essas, sejam realizadas com uma freguencia mínima de seis meses.