You are currently viewing Prefeitos prestigiaram solenidade em homenagem aos 50 anos da UNESC

Prefeitos prestigiaram solenidade em homenagem aos 50 anos da UNESC

Os prefeitos da AMREC estiveram presente na sessão solene realizada na sexta-feira (22/06) em homenagem aos 50 anos de fundação da UNESC. Estiveram presentes os prefeitos de Cocal do Sul, Ademir Magagnim; o prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer; o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon; e o vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris. O aniversário da Instituição foi comemorado em uma sessão solene do Consu (Conselho Superior Universitário) com a participação de acadêmicos, professores, funcionários e egressos da Universidade, pessoas da comunidade, profissionais e lideranças que marcaram a trajetória da Instituição e gestores da Unesc.

A reitora fez deferência ao fundador da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), Ruy Hülse, prefeito de Criciúma em 1968. “Deste gesto do doutor Ruy Hulse, que refletiu ousadia, comprometimento e visão, hoje colhemos os frutos. Nossa região foi impactada por um período de desenvolvimento importante. Cinco décadas se passaram e hoje temos um caminho pavimentado no conhecimento e repleto de significados. A Educação virá sempre em primeiro lugar, porque é ela quem protagoniza uma sociedade. Promove a cada novo amanhã a realização de sonhos. Essa é a herança deixada por todos aqueles jovens que reivindicaram uma escola de ensino superior no já longínquo 1968 e instituída pelo visionário Ruy Hulse”.

O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, salientou que a parceria da Unesc com os órgãos públicos é essencial para a comunidade regional. “Vamos continuar sendo parceiros. Vamos continuar apostando nos talentos que serão formados e estar de mãos dadas. Essa Instituição tem o diferencial de fazer acontecer pelas pessoas. Parabéns Unesc!”.

Também participaram da cerimônia o vice-reitor, Daniel Preve; a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris; a presidente da Associação dos Pós-graduandos, Tatiane Belettini; o presidente da UCE (União Catarinense dos e das Estudantes), Lucene Magnus; a deputada estadual Ada de Luca; e o vereador Ademir Honorato.

Nasce a Universidade Comunitária da região

A Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), fundada em 22 de junho de 1968, pela Lei Municipal número 697, durante o governo de Ruy Hülse, foi a primeira escola de nível superior criada no Sul de Santa Catarina. A entidade emergiu de um movimento comunitário regional que culminou com a realização de um seminário de estudos em prol da implantação do Ensino Superior no Sul Catarinense.

Em 3 de junho de 1997, o CEE (Conselho Estadual da Educação) aprova por unanimidade o parecer do Conselheiro Relator e, em sessão plenária, em 17 de junho de 1997, também por unanimidade, aprova definitivamente a transformação em Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), tendo a Fucri como sua mantenedora.

Em 11 de agosto do mesmo ano, a Universidade recebeu sua homologação, que equivale à “Certidão de Nascimento”. Em 18 de novembro ocorreu a instalação oficial da Unesc, no Teatro Elias Angeloni, com a participação de autoridades, empresários, professores, alunos e funcionários da Instituição.