Municípios e hospitais da região farão relatórios das demandas individuais na área da saúde e encaminharão para a Defesa Civil, Central de Regulação de Internações Hospitalares do Estado e para Gerência Regional de Saúde em Criciúma, que farão a logística de acordo com cada setor para atender rapidamente as solicitações e evitar prejuízos no atendimento à população. A definição foi tirada na manhã desta segunda-feira, 28, em reunião realizada no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma (ADR).
De acordo com as informações repassadas, os insumos estão sendo liberados, mas a maior dificuldade está na locomoção dos colaboradores, que também será auxiliada pelas entidades que coordenam as ações. Problemas pontuais, como descarte do lixo hospitalar, que está sendo articulado em conjunto com a Polícia Militar, e também a distribuição de medicamentos aos municípios, que será feita pela própria regional de saúde, também foram discutidos e solucionados. Um novo encontro está agendado para a próxima quarta-feira, 30, às 10 horas, também no auditório da ADR Criciúma.
Participaram da reunião o presidente da AMREC e prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa Alemão; o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro; o secretário executivo da ADR Criciúma, João Fabris; o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira; o comandante da Guarnição Especial de Polícia Militar de Içara, tenente coronel, Darci Rodrigues Junior; secretários municipais e representantes dos hospitais da região.
Durante a reunião hoje pela manhã, o representante da Policia Militar disse que há uma preocupação com os animais de criação, com frango, suino e o bovino para que eles não morram de fome. No fim de semana, segundo a PM, cargas de ração já foram escoltadas.
Ponto facultativo
Outra decisão que está em estudo pelos municipios da AMREC é o decreto de ponto facultativo na sexta-feira (01/06). Numa reunião em janeiro entre os prefeito da AMREC havia definido que apenas quatro pontos facultativos em 2018. (dois dias de carnaval e mais dia 24 e 31 de dezembro) Agora com a paralisação dos caminhoneiros, os prefeitos estudam decretar ponto facultativo a fim de economizar insumos. Uma nova reunião entre os prefeitos da AMREC está agendada para amanhã, às 17 horas.