O presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), Hélio Roberto Cesa, o Alemão, prefeito de Siderópolis, acompanhados do diretor executivo, José Roberto Madeira e coordenador do movimento econômico da Amrec, Ailson Piva, estiveram visitando no final da tarde de ontem (20/02) o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin.
Alemão disse a Dagostin que pretende unir forças para aumentar o crescimento econômico da região Sul. De acordo com o coordenador do movimento econômico da AMREC, Ailson Piva, a região Sul está empobrecendo com relação ao restante do Estado. “Há alguns anos não estamos conseguimos acompanhar o crescimento do Estado. Temos que crescer ao menos dentro da média estadual. No ano passado o crescimento econômico da região foi de 3,89% do valor adicionado em relação a 2016, enquanto o Estado está em 8,79%”, explica Piva.
O presidente da Acic reforçou as bandeiras junto ao presidente da AMREC, com relação a estadualização do Hospital Materno Infantil, do Centro de Inovação de Criciúma e a Região Metropolitana Carbonífera.
Conforme Cesa, nesta quinta-feira, 22, será realizada a primeira reunião com os prefeitos também para alinhar as reivindicações e encaminhamentos dos gestores municipais. “Também quero solicitar ao presidente da Acic uma reunião com a diretoria da entidade, juntamente com a presença de todos os prefeitos”, destaca. “Quero colocar a Amrec à disposição da Acic para efetivamente discutir o que podemos trabalhar em conjunto”, acrescentou.
Dagostin convidou Cesa para participar da reunião Plenária da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) do Extremo Sul, no próximo dia 28, às 19h, na Acic, onde as bandeiras da entidade serão explanadas, buscando também o apoio dos demais presidentes das associações da região.