Os prefeitos da região Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) prestigiaram nesta manhã de quarta-feira (20/12) a inauguração a SC-446, popularmente chamada de Via Rápida, que liga a BR-101, passando por Içara e Criciúma. Com investimentos de mais de R$ 150 milhões, a obra promete transformar a mobilidade no Sul do Estado com a estimativa de que diminua o tempo do trajeto de carro entre o Centro de Criciúma e a BR-101 de 25 minutos para oito minutos. O ato de inauguração contou com a presença do governador Raimundo Colombo, do vice Eduardo Pinho Moreira, e lideranças da região.
Com 12,721 quilômetros de extensão (sendo 10,944 de via expressa e 1,777 de acesso secundário) e 17 viadutos, a rodovia inicia na região da Grande Próspera, em Criciúma, com dois acessos no perímetro urbano e segue até a BR-101, passando pelo município de Içara. A via foi projetada para receber 22 mil veículos por dia.
“Essa é uma grande obra, um desafio de engenharia que exigiu um alto investimento financeiro. Uma obra que foi concluída porque foi reconhecida como prioridade. E gostaria de agradecer aqui ao clima de harmonia entre todas as lideranças do Sul do Estado que somaram esforços para tornar esse projeto realidade”, destacou o governador Colombo.