Com o auditório Maximiliano Gaidzinski lotado, o Governo de Estado de Santa Catarina autorizou nesta quarta-feira, 25 de outubro, a construção do Centro Dia do Idoso, obra referência para os municípios de Santa Catarina. Esta é o primeiro projeto realizado no Sul do estado e tem o objetivo de acolher, interagir e oferecer qualidade de vida à terceira Idade. Um espaço inovador e adaptado aos idosos.
A cerimônia de assinatura de contrato e ordem de serviço do Centro Dia do Idoso, através do Programa Pacto por Santa Catarina – Proteção Social foi realizada pelo Governo do Estado por meio do Secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação Deputado Valmir Francisco Comin, prefeito de Cocal do Sul Ademir Magagnin, os técnicos da prefeitura que executaram o projeto, vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato, gerente regional da ADR Criciúma João Fabris e pelo empreiteiro, Jurandir Nunes, da Construtora Nunes. O Governador, João Raimundo Colombo que participaria do ato, não pode estar presente devido ao mau tempo que impossibilitou a sua vinda de helicóptero em tempo hábil. Participaram ainda do encontro autoridades locais e regionais.
“Esta é uma noite especial para Cocal do Sul e tão útil para essa classe idosa que precisa de conforto. Nós nos comprometemos com a terceira idade e assim estamos trabalhando. Nós entendemos que precisamos de ações e serviços que possibilitem vivermos mais e melhor. Por isso nosso governo esta preocupado em realizar iniciativas em prol da qualidade de vida dos idosos.
Queremos ser amigo do idoso e atuamos para o fortalecimento e expansão da rede socioassistencial voltada a este público. É um orgulho para nós gestores poder apresentar e entregar para Cocal do Sul este projeto inovador e moderno que fará a diferença na vida de tantas pessoas. Obrigado ao Governo do Estado que atendeu a nossa necessidade e o projeto feito pelo nosso competente corpo técnico, bem como, ao deputado Comin que somou forças na concretização e destino deste recurso”, relatam o prefeito Ademir e a vice-prefeita Aninha.
O Secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado Valmir Comin justificou a ausência do Governador e a importância desta obra para a região. “Este Centro Dia do Idoso é um equipamento de acolhimento, proteção e convivência de idosos. Ações como essa buscam atender uma parcela cada vez mais crescente da nossa sociedade. Nós temos hoje cerca de 1 milhão de idosos em Santa Catarina. No país são cerca de 14 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Pensar no idoso é pensar no futuro e os nossos idosos merecem um local agradável, com bons serviços, que transforme a estadia deles durante o dia em momentos agradáveis e de socialização. E ainda, é possível fazer quando se tem vontade política e nós fizemos juntos, este sonho de Cocal se tornar realidade”, finaliza Comin.
A obra terá início nesta quinta-feira, 26, pela empreiteira Nunes e tem um prazo de 8 meses para ser concluída. O novo espaço vai oferecer acolhimento para centenas de idosos com atividades durante o dia.
Sobre o projeto
Num espaço de quase 750 m², os idosos contarão com piscina de hidroginástica coberta e climatizada, cancha de bocha oficial, salão de eventos, sala de jogos, cozinha, banheiros e vestiários com acessibilidade e, ainda, um equipado sistema de geração de energia solar. Um investimento de mais de R$
1 milhão, com recurso do Governo do Estado de Santa Catarina.
Cocal do Sul é a única cidade do Sul do estado a receber o Centro Dia ao Idoso. Projeto desenvolvido pelo departamento de engenharia do município e aprovado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação que beneficiará centenas de idosos com atividades desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar que proporcionará mais qualidade de vida, atenção e carinho à terceira Idade.
Texto: Maria Luiza Da Rolt/ Assessoria de Imprensa do Municipal de Cocal do Sul