You are currently viewing Projeto do Anel de Contorno Viário de Cocal do Sul começa a ser elaborado

Projeto do Anel de Contorno Viário de Cocal do Sul começa a ser elaborado

Depois de comemorar a conquista do Centro dia do Idoso, o prefeito Ademir Magagnin e a vice-prefeita Cirlene Gonçalves Scarpato receberam na tarde de hoje, 26, a notícia tão esperada pelos Sul-cocalenses: a liberação para a elaboração do projeto do Anel de Contorno Viário de Cocal do Sul.

O anúncio foi feito durante a reunião convocada pelo superintendente do Denfra,  Lourival Pizzolo e pelos engenheiros da Iguatemi, empresa vencedora da licitação para construção do projeto, Alexandre Mosimann Silveira e Gabriel Pauli. O encontro, ocorrido na sede da superintendência, tratou do planejamento de aumento da capacidade da SC-108, trecho: Urussanga – Criciúma – contorno de Cocal do Sul.

Durante a reunião, os engenheiros explanaram sobre o contrato do Deinfra e as fases do projeto. O prefeito Ademir e a vice Cirlene ressaltaram a importância desta obra para a cidade e afirmaram que esta é uma opinião unânime dentro do município.

“Essa é a melhor notícia que Cocal do Sul poderia ter, pois lutamos pela concretização deste Anel Viário há muitos anos. É uma das nossas principais necessidades hoje. A colaboração de toda a comunidade, entidades, lideranças, conselhos nos ajudaram a somar forças, e o resultado esta ai. O anel Viário é a solução para desafogar o fluxo intenso de veículos que corta a cidade e para o escoamento da produção e desvio do trânsito pesado no centro do município. Além disso, não conseguimos delimitar uma faixa de domínio industrial sem o Anel Viário, o que compromete o avanço e não queremos que o centro da cidade continue sendo esse caos que é hoje, sem mobilidade”, declara Magagnin.  

A empresa responsável pelo trabalho de elaboração deverá apresentar o projeto dentro de 60 dias. Em seguida será definido o melhor traçado do Anel Viário. Durante o encontro, Magagnin e Aninha prestaram orientações com o objetivo de nortear os trabalhos. Para eles, a melhor opção é seguir o traçado pelo lado Leste.

“O lado Leste do município é o mais apropriado para esta implantação, pois é onde é a área que ocorre a expansão industrial do município. Além disso, o contorno estaria mais próximo da via que liga ao Anel Viário de Criciúma e a Rodovia que liga com Estação Cocal (SC-442). Já a implantação do contorno no lado Oeste estaria situada próxima a área de APA do município”, explica Magagnin.

Segundo o engenheiro Alexandre da Iguatemi na fase de estudos de Corredores, as alternativas serão estudadas e a melhor opção técnica-ambiental-econômica será definida. O recurso para a elaboração do projeto e execução da obra é por meio do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.