Os prefeitos do Sul do Estado de Santa Catarina (AMREC/AMESC) se mobilizaram esta semana para minimizar os impactos do fechamento da unidade da JBS de Morro Grande. Na segunda-feira (09/10) uma reunião na prefeitura de Morro Grande deliberou uma mobilização dos prefeitos para irem a Florianópolis no dia seguinte, e tentar uma audiência com o Governador do Estado Raimundo Colombo.
A comitiva de lideranças do Sul foi recebida no Centro Administrativo do governo do Estado na terça-feira (10/10) pelo secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, que deu esperanças de uma solução para o impacto da perda da unidade da JBS em Morro Grande, prevista para fechar no dia 31 deste mês. “Já alinhamos ações, vamos encaminhar saídas e buscar unir forças para minimizar o impacto”, assegurou Serpa, que representou o governador Raimundo Colombo (PSD), que cumpria agenda no Oeste do Estado.
“O governo vai articular com os municípios para tentar manter um empreendimento ali que absorva os empregos e mantenha aquele importante movimento econômico”, sinalizou Serpa, já antecipando o principal objetivo: assegurar que a planta industrial a ser entregue pela JBS seja vendida para outra empresa.
Resultados positivos
“Colocamos os nossos objetivos, de garantir envolvimento do Estado, e o secretário colocaram à disposição as secretarias da Fazenda, da Agricultura, a Procuradoria Geral do Estado e outras pastas”, informou o prefeito de Morro Grande e presidente da AMESC, Valdo Rocha.
Duas novas reuniões serão realizadas no começo da próxima semana. Na segunda-feira (16/10), o encontro no Centro Administrativo em Florianópolis envolverá a estrutura do Governo Estadual e representantes da região da AMESC. Na terça-feira (17/10), a pauta será ampliada com diretores da JBS, sindicatos, associações de avicultores, prefeitos, Estado e os investidores interessados na compra da unidade de Morro Grande.