Os municípios da AMREC, AMESC e AMUREL, que compõem a região turística Encantos do Sul, participaram da reunião mensal da Instância de Governança Encantos do Sul que aconteceu na terça, dia 6, em Orleans, no Centro de Vivência da Unibave. A pauta principal da reunião foi atualização do Mapa do Turismo Brasileiro a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo – MTUR. O ministério determina que a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte – SOL em parceria com as Instâncias realize o processo que estabelece a atualização periódica. Além de gestores de turismo dos municípios, o encontro também reuniu lideranças empresariais.
O prazo para atualização do Mapa termina dia 15 de junho e os municípios que não atualizarem as informações ficam fora do Mapa, consequentemente não podem pleitear recursos públicos advindos da União, através do Ministério do Turismo, nem do Estado, por meio da SOL, incluindo recursos de emendas parlamentares. Esta condição é válida até a próxima atualização do Mapa, que deve ocorreu no fim de 2018 ao início de 2019.
O processo inicial que garante a atualização demanda apenas três documentos: comprovante que o município possui órgão responsável pela pasta de turismo; comprovação de existência de dotação para o turismo na Lei Orçamentária Anual vigente; apresentação do Termo de Compromisso assinado pelo prefeito ou dirigente responsável pela pasta de turismo.
Entretanto, os passos seguintes requerem dos gestores dos municípios ações que comprovarão se realmente os mesmos tratarão o turismo com a importância preconizam as políticas públicas federais para o turismo. Entre as ações estão a realização de seminários, criação de conselho municipal de turismo, plano municipal de turismo e fundo municipal de turismo. “Precisamos comprovar através de números que o retorno financeiro que o turismo dá ao município sempre é maior do que o investimento que os municípios fazem no setor. Talvez assim conseguiremos convencer os prefeitos que devemos ver o turismo com olhos diferentes do que temos visto nos últimos tempos”, disse o prefeito de São Martinho Robson Jean Back, único prefeito presente na reunião, acompanhado da primeira-dama Ângela Sehnem, e da gestora de Turismo, Maria Crystina Kruscinski Rocha. O prefeito de Orleans Jorge Koch esteve na abertura do evento.
Na reunião também foram tratados os temas sobre a validação da missão e visão da Instância de Governança e o planejamento estratégico para os próximos anos, dentro do modelo estabelecido pela SOL.
Após o encontro os visitantes fizeram uma visita ao Museu ao Ar Livre.
Texto: Alvaro Dalmagro/ AMUREL