You are currently viewing Reunião define Comissão para liberação de corpos na cidade de Criciúma

Reunião define Comissão para liberação de corpos na cidade de Criciúma

A criação de uma comissão com intuito de ajudar na regularização do processo pós óbito na cidade de Criciúma foi a definição do encontro que envolveu vereadores, SVO (Serviço de Verificação de Óbito), Afasc, CISAMREC, Vigilância Epidemiológica, Associação de Funerárias, Central de Ambulância, IML, e hospital São José. A reunião, que durou cerca de duas horas, ocorreu no Plenarinho da Câmara, na tarde de ontem (7/6).

Conforme o vereador Tita Beloli (PMDB) será lançado novo edital e a sugestão é que o CISAMREC coloque no edital o aumento no período de atendimento. Para isso foi criada comissão para regulamentar e resolver essa demora na liberação dos corpos. “Tivemos um avanço e será feito edital, através do CISAMREC para vermos se dá de aumentar esse período de atendimento médico que será das 7h à meia noite. Vamos juntar todos os órgãos para discutir isso”, disse. Nos próximos 10 dias uma nova reunião será realizada, agora com a comissão. Hoje o atendimento é das 7 às 22h.

Felipe Marcelino de Albuquerque, advogado do SVO relatou que a entidade é amparada pela legislação federal e estadual. “Hoje o SVO da região da AMREC está classificado como porte I com horário das 7 às 19h. Atualmente, com contrato com CISAMREC firmado, foi estendido até às 22h. Para aumento de contratação de novo médico, teria que aumentar o porte do SVO e ter mais profissionais. O SVO tem procedimento operacional padrão que preza pela pontualidade de chegada e saída dos corpos. Dentro da Comissão terá fluxograma onde serão estabelecidas as atribuições de cada um”, comentou. Essa foi a segunda reunião realizada pelos vereadores para tratar do tempo de liberação pós óbito.

Estiveram presentes na reunião, a Diretora Executiva e o advogado do CISAMREC, respectivamente Daníria Natália Souza da Rocha e Handerson. Também estiveram presentes os vereadores Julio Colombo (PSB), Salesio Lima (PSD), Pastor Jair Alexandre (PSC), Aldinei Potelecki (PRB), Ademir Honorato (PMDB), Geovana Zanette (PSDB), Paulo Ferrarezi (PMDB).

Texto: Daniela Savi/ Assessoria de Imprensa – Câmara de Vereadores de Criciúma