A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) participou nesta segunda-feira (21/03) da primeira reunião de 2017 da Instancia de Governança Encantos do Sul, que ocorreu no Hotel Silvestre em Imbituba. A região foi representada pelo assessor da AMREC, Sandro Marques Martins, e os representantes dos municípios de Cocal do Sul, Cledio Fachin; de Nova Veneza, Susan Bortoluzzi Brogni; de Urussanga, Paulo Henrique Sagio, e de Treviso, Mauro Fernandes. No encontro estiveram presentes o representante do Governo do Estado, donos de hotéis, agências de turismo, e representantes de municípios da AMESC e da AMUREL.
O foco da reunião foi proporcionar a união e a força dos 32 municípios que compõem a Encantos do Sul. Aproveitando a presença do representando da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte – Sol, Carlos Cappelini, foram reivindicadas as verbas especificas para pagar as despesas com o encontro. A reponsabilidade desta despesa deveria ser do Estado, mas hoje está sendo pago com verbas dos municípios e dos envolvidos.
Foram apresentadas pelo Governo do Estado as metas que visam o fortalecimento das 12 Instancias de Governança. Como a criação de um aplicativo de Turismo, onde com a ajuda da Polícia Militar Rodoviária, seria utilizada uma Central, com sinal de Wi-fi para que os turistas possam baixar e utilizar o aplicativo. Foi apontado a necessidade de que é necessário um esforço especial para que todas as empresas e órgãos relacionados ao turismo no Estado estejam cadastrados no CADASTUR. Um cadastro centralizado criado pelo Governo Federal, com o intuito do desenvolvimento do turismo em todo o Brasil. “Sem este cadastro, o Governo Estadual muitas vezes não consegue as verbas necessárias pleiteadas pelos prefeitos e secretários municipais”, relata Sandro Martins. O cadastro é gratuito e pode ser feito diretamente em Brasília, ou por meio de uma central em Florianópolis.