Os secretários de Saúde da Associação dos Munícipios da Região Carbonífera (AMREC) decidiram em reunião nesta manhã (09/02), na sede da Associação, pela devolução ao Estado de Santa Catarina da gestão plena do Hospital São José. Segundo a coordenadora da Comissão Intergestores Regional (CIR) e secretária de Saúde de Cocal do Sul, Sinara Crippa Milanez, agora a decisão será levado para Câmara Técnica de Gestão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Posteriormente o assunto entrará em pauta na reunião da CIB, no próximo dia 23.
O presidente da AMREC e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, esteve no encontro dos secretários. Ele reforçou que a reunião na secretaria de Estado de Saúde, em Florianópolis na terça-feira, foi positiva e que a direção do Hospital também está de acordo com a devolução da gestão plena hospitalar. Na próxima terça-feira, a secretaria de saúde de Criciúma deve entregar relatório com os valores para assinatura da nova contratualização.
Nova diretoria
Durante a reunião nesta manhã foi eleita a nova diretoria da CIR. O secretário de Forquilhinha, Diego Passarela, foi eleito como coordenador, ficando a secretária de Cocal do Sul, Sinara Crippa Milanez, como vice-coordenadora. A Secretária de Criciúma, Francielle de Freitas Gava, foi eleita secretária da CIR; sendo a tesoureira a secretária de Orleans, Luana Mattei de Oliveira.
Segundo Diego Passarela o desafio é trabalhar a saúde de modo regional. “Temos grandes desafios como é o caso do Hospital São José e também o Hospital Materno Infantil Santa Catarina”, afirmou Diego, que sugeriu a criação de uma clínica regional de exames de imagens, que poderia ser administrada pelo Consorcio Intermunicipal de Saúde da AMREC (CISAMREC).