Com a colaboração dos técnicos da AMREC, a região da AMESC realizou nesta manhã de terça-feira (26/07) uma blitz teste do Programa Com Nota Fiscal Vai Legal, que fiscaliza mercadoria em transito. A fiscalização foi realizada na SC-285, que liga os municípios de Araranguá e Ermo, e dos 60 veículos abordados, 20 não transportavam mercadoria sem nota fiscal.
Para o coordenador do Programa, Ailson Piva, o percentual bastante elevado. “Tivemos um percentual de 37% de veículos sem nota da mercadoria que transportavam. Um índice muito alto. Comparado com a região da AMREC, apenas uma vez ultrapassamos esse índice. O transporte de mercadoria sem nota prejudica os municípios, já que impacta no retorno de ICMS”, afirma.
Os veículos abordados foram autuados e agora tem 30 dias para regularizar sua situação junto a AMESC. Caso deixem de levar as notas fiscais com as devidas mercadorias que transportavam o caso é repassado a Secretaria da Fazendo do Estado que aplica a multa. Esta foi a primeira vez que o programa realiza bliz na região do estremo sul, e contou com participação dos fiscais tributários concursados dos municípios da AMESC e com a colaboração da Policia Rodoviária Militar.