Em reunião hoje pela manhã na sede da AMREC, os secretários de Saúde decidiram, por unanimidade, que Criciúma deve deixar de ser gestão plena hospitalar, passando a responsabilidade para o Estado de Santa Catarina.
“A gente quer que o Estado gerencie o direcionamento do hospital São José, para que eles sejam responsabilizados das suas atribuições para quando eles não tenham acordo financeiro com o hospital”, afirmou o Secretário de Saúde de Criciúma e coordenador da Comissão Intergestores Regional de Saúde (CIR – Que corresponde a todos os secretários de saúde da AMREC mais o gerente regional de saúde do Estado), Vitor Benincá.
Segundo os secretários a verba é Estadual e Federal e os municípios não tem autonomia para fazer gerenciamento. “Que o Estado faça o repasse e gerencia. Nós não estamos capazes de fazer este gerenciamento”, disse.
Um documento assinado por todos os secretários municipais de saúde será encaminhado à Secretaria de Saúde do Estado e também para todos os Deputados Estaduais da Bancada do Sul comunicando a decisão.
Cirurgia eletivas
Durante a reunião ainda ficou definido quais os hospitais estão aptos e quais os tipos de cirurgias eles podem fazer este ano. “Nós distribuímos uma lista entre os secretários. Agora cada município avaliará sua demanda, encaminhando posteriormente aos hospitais”, explicou o Benincá.