You are currently viewing AMREC RECEBE SEMINÁRIO SOBRE POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA DE CRICIÚMA

AMREC RECEBE SEMINÁRIO SOBRE POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA DE CRICIÚMA

Tirar pessoas das ruas de Criciúma é o principal objetivo do Centro Pop. Partindo deste princípio, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza o 1º Seminário do Centro Pop – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua. O objetivo da ação é orientar, debater os direitos e frisar a importância do acolhimento da população de rua. O evento, aberto ao público, ocorre nesta quinta-feira (17), no auditório da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec.

De acordo com a assistente social e coordenadora do projeto, Marcela Santiago, visando à reinserção de moradores de rua na sociedade, o Centro Pop, através de educadores sociais – que abordam essa população nas ruas – oferece serviços que possibilitam a inclusão social e ressocialização, o que varia em cada caso. “Atendemos toda essa população que faz das ruas meio de sobrevivência e moradia. Os educadores sociais conversam com eles e perguntam o que estão precisando, então é dado o encaminhamento para cada serviço”, explana. “Sabemos que essas pessoas não estão nas ruas por vontade própria, mas sim, por falta de opção. Daí a importância do trabalho do Centro Pop para auxiliar na mudança dessa realidade”, completa a coordenadora.

A abertura do Seminário contou com a participação da secretária municipal de Assistência Social, Solange Barp, do coordenador do núcleo de Criciúma da Defensoria Pública de Santa Catarina (DPE), Carlos Azeredo Teixeira, e do tenente coronel Evandro Fraga, comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar de Criciúma (BPM).

“Apesar de ser um tema delicado de tratar, é de extrema importância para nosso município orientar e sensibilizar a população que, ao invés de dar esmolas, devemos procurar aproximar os moradores das ruas de Criciúma com as possibilidades de inclusão social. Enfrentamos esse problema em todo o estado, mas precisamos priorizar nossa população criciumense, fazendo o que estiver ao nosso alcance”, ressalta a secretária Solange Barp. 


Texto: Janaína Teixeira