Os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC, reunidos na tarde do dia 17/03, reconhecem que o corrente ano será de imensas dificuldades, com reflexos em suas receitas. As quedas de produção da indústria nacional com impactos no FPM e na comercialização de mercadorias, com reflexos no ICMS – duas das principais receitas municipais, impõem aos prefeitos o máximo de cuidados para não comprometer a prestação dos serviços públicos e investimentos.
Todavia, na discussão sobre a revisão salarial anual dos servidores públicos municipais reconhecem que os mesmos não podem perder a capacidade de compra de seus salários. Como resultado da reunião ficou estabelecido que os prefeitos reporão a todos os servidores públicos municipais a perda do poder aquisitivo ocorrido nos últimos 12 meses, respeitando a data base de cada município.
Especificamente quanto à situação dos professores, os prefeitos reconheceram a obrigatoriedade de adequar os salários destes profissionais, a fim de atender ao piso salarial estabelecido pelo Governo Federal.