You are currently viewing Enfrentamento ao Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes é tema de palestra

Enfrentamento ao Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes é tema de palestra

"No abuso sexual as questões econômicas são incidentes, mas não determinantes. Não existe um perfil do abusador. Atingem todas as classes sociais, econômicas, ocupação profissional, condição sexual, concepção religiosa". Assim definiu o palestrante e professor pós-doutorado em Direito, André Viana Custódio, para o público que lotou na tarde desta quarta-feira o salão da Sociedade Recreativa Ipiranga no segundo fórum sobre o Enfrentamento ao Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

O evento foi realizado em alusão a data (Dia Estadual de Combate à Violência e Exploração Sexual Infantojuvenil) e organizado pela Secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda de Içara, por meio do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS). Antes da palestra houve a apresentação do coral Viver Feliz, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O prefeito Murialdo Canto Gastaldon e a secretária interina de Assistência Social, Vanuza Savi Mondo, falaram sobre a importância de abordar o tema.

"As pessoas precisam denunciar, garantir que a denúncia traga resultados e acompanhá-la. Não ter medo de se incomodar, de não querer brigar com vizinho… É muito importante que as pessoas participem da rede de proteção", disse Murialdo. "A criança traz dentro de si a inocência e muitos aproveitam disso para explorá-las. A exploração sexual infantojuvenil está em terceiro lugar, perdendo apenas para o comércio de armas e do narcotráfico. Quem pode combater é a família, a sociedade, com políticas públicas", destacou Vanuza.

O secretário Antônio de Mello frisou sobre o papel do poder público e da sociedade. "Cabe ao poder público achar meios para minimizar e a sociedade em assumir sua parte para acabar com este mal". "Hoje é dia de alertar, chamar a atenção de todos os envolvidos em prol dos direitos da criança e do adolescente e enfrentá-los. Atendemos de setembro de 2013 a agosto de 2014, 44 casos suspeitos de violência sexual; 14 psicológicos; 30 físicos; 18 de negligência familiar e 12 de trabalho infantil", destaca a coordenadora interina do CREAS, Ivonete Martinhago.

Durante a palestra, André Viana Custódio, apresentou também dados que contextualizam o enfrentamento à violência sexual infantojuvenil. "Estima-se que apenas 10% dos casos sejam conhecidos pelas autoridades públicas. Dos agressores, 65% são da família".

O encontro teve como público alvo professores da rede municipal e estadual de ensino, professores de Centros de Educação Infantil e alguns pais convidados por unidade escolar.

Denúncias:
Todos os casos de violência e exploração de crianças e adolescentes devem ser denunciados a órgãos competentes como: Conselho Tutelar: 3432-7668 ou 8477-8393; Serviço de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual – CREAScontra crianças e adolescentes – Içara: 3432-7247; ou ainda pelo Disque 100 que tem ligação gratuita.


Francis Leny – 99293059
Assessoria de Comunicação PMI
(048) 34313537 – 34313525