Segundo a diretora da Fundac, Carla Possamai Della a participação das pessoas foi muito positiva, mas ainda há muito que fazer. "Todos devem ser responsáveis pelo seu lixo e fazer o que de fato precisa ser feito. Fazer a sua parte, esse é o caminho. Esta campanha segue durante o ano. Lâmpadas e pilhas contem substâncias tóxicas, por exemplo, e devem ser entregues em supermercados, lojas que vendem esse tipo de material ou na Fundac. As pessoas não imaginam o bem que estão fazendo ao meio ambiente com essa iniciativa", ressalta.
Durante a semana uma série de ações foi realizada pela Prefeitura Municipal, Fundac, Secretaria de Educação em parceria com Tractebel Energia, Polícia Militar Rodoviária, Cirsures, Samae, CDL, Projeto Verde é Vida e Epagri. O trabalho foi voltado às práticas que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da preservação de todos os ecossistemas, além de oportunizar crianças e jovens a terem um contato mais sensível e responsável com o lugar onde vivem. Todas as escolas foram envolvidas em atividades, como visitas no Viveiro da Tractebel, em Capivari de Baixo, Aterro Sanitário do Cirsures, em Urussanga, ao Leito dos Rios Tigre e Cocal e panfletagem com entrega de sementes na Polícia Rodoviária. Mais de mil mudas de plantas nativas também
foram distribuídas. Para a Secretária de Educação, Raquel Romagna
Quarezemin "a semana alusiva terminou, mas as iniciativas devem ser cada vez mais fortes e constantes pela pessoas e nas famílias, afinal de contas não temos mais tempo a perder", finaliza.