O serviço oferecido por toda rede da Secretaria de Assistência Social em Criciúma tem atingindo seus objetivos, principalmente se tratando do atendimento tanto psicológico quanto social da população. A avaliação é da secretária da pasta, Solage Barp. A afirmação está fundamentada em dados apresentados, nesta quarta-feira (23), em reunião de indicadores referentes ao mês março, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) tiveram aumento significativo em seu atendimento.
Em março, 1.072 pessoas receberam atendimentos no Cras e 6.958 famílias estavam cadastradas. No Creas, foram realizados 46 atendimentos sociais no período, enquanto em fevereiro foram feito 18. Atendimentos psicológicos foram realizados 153, em fevereiro 132. Segundo a coordenadora do Creas, Márcia Pelegrini, a volta das férias faz com que aumente a procura pelo serviço, mas afirma que o fato delas serem procuradas é consequência do trabalho exercido.
Outro ponto destacado por Márcia foi o crescimento do atendimento a mulheres vítimas de violência. "A procura pelo serviço é um dado positivo, pois mostra que mulheres estão buscando informação. Existe a procura devido ao encorajamento através dos serviços e campanhas, pois a violência sempre existiu, mas não era divulgada", afirma a coordenadora.
Conforme a secretária municipal de assistência social, Solange Barp, os indicadores referentes a março mostram a eficiência prestada pela secretaria em administrar os serviços. "A importância começa com a credibilidade do serviço e o resultado que vêm trazendo para a comunidade. Tem estudos que mostram que no fim de semana, quando é fechado o Cras, aumenta a criminalidade. Nossa intenção é que aumente bem mais o atendimento a essa população", pontua.
Outros pontos positivos foram registrados na reunião. Um deles é o trabalho realizado pela Casa de Passagem São José. O local atendeu 91 pessoas e ofereceu 79 atendimentos tanto individuais e familiares em março. "Das quatro reintegrações familiares realizadas na Casa de Passagem, todos voltaram para suas famílias", declara a psicóloga da casa, Liliane Marcan.
A secretaria Solange destaca outros indicadores. "A gente não teve nenhuma denuncia de trabalho infantil, o que nos deixa muito contentes. O serviço do Centro Pop também já vem oferecendo resultados, com a tendência de justamente tirar as pessoas das ruas, de mostrar o caminho dando capacitação. Hoje a pessoa com vontade de se qualificar tem a oportunidade", defende.
Importância da reunião de indicadores
De acordo com a secretaria Solange Barp, o objetivo da reunião é prestar contas com a secretaria e também com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Por isso, todo mês é realizado o encontro trazendo os levantamentos do período anterior. "É o conselho quem delibera tudo para a secretaria, por isso tem uma certa cumplicidade. O conselho faz a fiscalização do trabalho e também resolve problemas através de debates", pontua Solange.
Texto: Denise Possebon
Foto: Arquivo/Decom