A condução dos estudantes às universidades em Criciúma poderá ocorrer por meio do transporte ferroviário. A ideia da nova modalidade foi discutida nesta terça-feira em reunião entre o Governo de Içara, de Criciúma e a direção da Ferrovia Tereza Cristina, dando continuidade a elaboração de trabalhos em regiões conturbadas entre as duas cidades. A empresa irá elaborar uma análise de custo operacional e o estudo dos horários para transporte dos passageiros. A proposta para 2015 tem como foco a mobilidade urbana nas duas cidades.
"Precisamos trabalhar a mobilidade urbana. Não atentamos a esta necessidade e estamos atrasados. O transporte dos estudantes por meio da ferrovia vai promover melhor condição de vida para a população de Içara e também beneficiará Criciúma, já que no horário de pico o trânsito pára em direção à Unesc e Satc", aponta Murialdo Gastaldon, que também pretende viabilizar o envolvimento do Governo do Estado. Ainda conforme o prefeito de Içara, o transporte de passageiros é a segunda maior despesa da prefeitura. São seis ônibus somente da prefeitura que fazem o traslado dos universitários para a Unesc, Satc e Esucri.
Segundo o diretor da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), Benony Schmitz Filho, cada vagão de passageiros pode acomodar 200 pessoas. A velocidade a ser utilizada no transporte será de 50km/h. Numa distância de 10km (entre Içara ao Bairro Pinheirinho) o percurso de trem até as universidades será de 15 minutos.
Na proposta que ainda segue em estudo, a ferrovia terá que instalar um abrigo e alongar a plataforma já existente em Içara e construir outra em Criciúma – estação próxima a Satc ou Bairro da Juventude. "Teremos que pedir a autorização da ANTT para operar o transporte de passageiros, em forma experimental que é válida até dois anos. Após este período, por meio de concessão", comenta o diretor da FTC que demonstrou disposição em seguir com o projeto.
A ideia inicial é oferecer o transporte no início da manhã e final de tarde; começo da noite e no horário de encerramento das aulas no período noturno. Na reunião realizada no gabinete do prefeito de Içara, ainda participaram o secretário de Planejamento, Eduardo Rocha; o diretor da NTC, Joaci Domingos; o gerente de manutenção e transporte da FTC, Abel Passagnolo Sergio e o arquiteto e urbanista da prefeitura de Criciúma, Giuliano Colossi.