Um passo muito importante foi dado para o projeto "Inov@SC", nesta segunda-feira (24), no auditório da Acic. Diante de uma plateia formada pelo prefeito municipal, Márcio Búrigo, presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), César Smielewski e por empresários, o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, apresentou a maquete do projeto do prédio do Centro de Inovação de Criciúma.
De acordo com o prefeito municipal, Criciúma está sempre em busca do desenvolvimento, principalmente aquele que contribua para a transformação da região. "A notícia da instalação do Centro de Inovação em Criciúma foi ótima. O cenário está pronto e os artistas preparados e agora estamos aguardando. A pauta traz algo moderno em todos os seus aspectos. A cidade de Criciúma deve ser e será o ponto para mostrar esse desenvolvimento. A Prefeitura de Criciúma está engajada neste projeto e fará o que for de sua responsabilidade para que ele aconteça", declarou Búrigo.
O Programa Catarinense de Inovação (PCI) é realizado pelo governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), em parceria com a Federação da Indústria de Santa Catarina (Fiesc), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC).
Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, a criação do "Inov@SC", vem com a ideia principal de atrair investidores de diferenciados setores da indústria e comércio. "Estamos diante de uma novidade. Inovação é meio que um conceito, é um processo que se aplica a uma gestão, principalmente nas mais desenvolvidas. Nesse departamento não adianta perseguir coisas pequenas. Estamos olhando como o trabalho será realizado dentro dos próximos 18 ou 24 meses. Nesse espaço de tempo o mais importante que Criciúma pode fazer é discutir sobre como discutir sobre esse novo método que esta chegando ao município", relatou Bornhausen.
O programa tem três eixos de atuação: atração de investimentos, infraestrutura e capacitação. O PCI pretende identificar ideias inovadores e desenvolvê-las. No eixo da atração de investidores de setores estratégicos, o governo do Estado firmou parceria público-privada com a Fiesc para desenvolver o projeto da agência de atração de investimento Inov@SC.
Conforme o presidente da Acic, a ideia foi agarrada assim que o projeto chegou a Criciúma. "Na empresa tradicional o preço vem em primeiro lugar, depois a qualidade. Sou contra isso em absoluto. Estamos reunidos aqui pela empresa de inovação, pois ela busca em primeiro lugar a qualidade. Já tem algum tempo que o Conselho de Desenvolvimento Econômico e outras entidades estão envolvidos com este projeto. Criciúma é um forte gerador de mão de obra qualificada, o que incide com a chegada do Inova SC", ressaltou Smielévisck.