Os 10 anos do Estatuto do Idoso e Dia Internacional da Pessoa Idosa serão marcados com evento entre os dias 30 e 5, na praça Nereu Ramos
"Idoso: hoje eu, amanhã você. Respeite". Esse foi o slogan escolhido para a semana em comemoração aos 10 anos do Estatuto do Idoso e dia Internacional da Pessoa Idosa. O evento em alusão as datas será realizado entre os dias 30 de setembro a 5 de outubro, na praça Nereu Ramos. As atividades acontecerão paralelamente a Feira do Livro, das 13 horas às 17 horas. Cada dia deverá circular entre 300 e 450 pessoas, as quais receberão café da tarde. Durante esta semana que antecede as comemorações, a equipe intersetorial e a socioassistencial de Criciúma se reunirá para tratar dos últimos detalhes do primeiro evento dedicado aos idosos. A abertura da semana do idoso será no dia 30, às 13h30min.
Como o evento está sendo promovido pela equipe intersetorial e a socioassistencial de Criciúma, durante o período serão oferecidos diversos serviços como: orientações sobre violência contra o idoso, informações sobre aposentadorias e direitos do idoso, apoio psicológico, cortes de cabelos, atendimento em saúde com estudantes de medicina, enfermagem e fisioterapia, além da disponibilização de atendimento com médico geriatra e exames. Conforme o gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para a Pessoa Idosa da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), Zolnei Vargas, os grupos de idosos estão se preparando há um mês para este momento. "Cada técnico ensaiou com os grupos apresentações de música, dança, teatro, enfim, será uma semana muito especial", avaliou.
Na oportunidade, a Afasc estará presente com todos os profissionais do serviço com jogos recreativos, serão mostradas as oficinas que são oferecidas no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) e feitas inscrições daqueles que ainda não participam. A coordenadora da Assistência Social da Afasc, Naiany Colombo Dias, afirma que o país vive um novo momento. "Nós estamos percebendo o envelhecimento da população. Segundo dados do Censo existem 20 mil idosos em Criciúma e desses 2,5 mil vivem em situação de vulnerabilidade social. Por isso trabalhamos e nos dedicamos para atender da melhor forma essa população", salientou Naiany.
Segundo Zolnei, dentro do planejamento do CCTI havia a ideia de levar os serviços para a praça. "Nas reuniões do Conselho do Idoso a ideia foi lançada e toda a rede se envolveu para planejar este momento", recordou. Para ele, o intuito é despertar na sociedade um olhar mais crítico para as pessoas idosas. "A população precisa conhecer e valorizar esse mundo, já que somos os idosos de amanhã", enfatizou. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Maria Inês Conti Victor, esta é uma semana de conscientização, pois a população idosa está crescendo muito. "Precisamos saber encarar esta realidade. O evento vai mostrar que existe serviços organizados no município e que o idoso pode procurar. Muitos não conhecem os direitos e os avanços que a pessoa idosa teve nesses últimos anos", complementa Maria Inês.
O evento vai ocorrer na parceria entre a Afasc, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Secretaria do Sistema da Saúde, Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME), Sesc Criciúma, Ordem dos Advogados do Brasil, , Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Secretaria Municipal do Sistema Social, Secretaria do Sistema de Educação, Centro de Valorização da Vida (CVV), Associação dos Aposentados de Criciúma (AtaprevCri), Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
Mais informações:
Zolnei Vargas: 9961.1015
Maria Inês Conti Victor: 9978.0938
Texto: Jussi Moraes (JP 3733 SC)
Colaboração e fotos: Tiago Maciel
Jornalista do Centro de Convivência da Terceira Idade da Afasc