Presidentes e vices das Associações Comunitárias de Içara se reuniram na noite desta terça-feira (16) com o prefeito Murialdo Gastaldon e o vice, Sandro Giassi Serafim, para alguns questionamentos sobre obras e ações em suas localidades. Na oportunidade foram destacadas as pavimentações do PAC2 e o orçamento participativo, que inicia nas próximas semanas.
"Com a captação do grande número de recursos para pavimentações, foram necessárias algumas medidas para que as obras virassem realidade, dentre elas o leilão de 23 imóveis, que são terrenos localizados em diversas áreas da cidade, sem perspectiva de construção, que dará folego para que nós possamos dar às contrapartidas das pavimentações, que é uma das prioridades do município e até uma questão de saúde pública", iniciou o prefeito.
A dúvida do presidente da Associação do bairro Demboski foi quanto à estimativa de tempo. "Qual o prazo de conclusão das pavimentações?", questionou Dalton Gonçalves. "De acordo com a Caixa Econômica Federal, as obras devem ser concluídas em no máximo dois anos após seu início", respondeu Murialdo, destacando que a cobrança será feita por metro corrido. "Como é um financiamento, cada morador deverá desembolsar em média R$ 100 por metro corrido da frente de sua residência, o que equivale hoje somente a calçada, também inclusa no projeto".
Questionado sobre uma possível abertura das vias para passagem do saneamento básico, Murialdo afirmou ser uma decisão de cada comunidade. "As pavimentações estão garantidas, o saneamento básico ainda não. Ficará a critério de cada comunidade definir se inicia a pavimentação ou espera pela aprovação do projeto de esgoto".
O Orçamento Participativo (OP) também pautou a reunião. Com início nas próximas semanas, as audiências serão realizadas nas áreas compreendidas pelas Estratégias de Saúde da Família. "Ao todo, 15 regiões serão divididas para os encontros que definirão o orçamento de 2014. O Orçamento Participativo permitirá que o cidadão decida democraticamente quais as prioridades de sua comunidade, nos permitindo fazer uma perspectiva de investimento. Vamos avaliar, por exemplo, a qualidade do transporte coletivo, se é interessante a criação de linhas interbairros ou não", explicou o prefeito.
Para o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafim, o trabalho da União das Associações Comunitárias de Içara (Uaci) deve ser estreito às ações do governo municipal. "Precisamos nos reunir mais vezes, aproximando a cada dia o governo das comunidades. Nosso propósito é fazer com que o nosso governo seja o mais participativo possível", destacou Sandro.
Participaram do encontro a presidente da UACI, Silvia Mendes, o vice Fabiano Manarin, a secretária de Assistência Social, Habitação Trabalho e Renda, Jucilene Fernandes e o vereador Geraldo Baldissera.
Texto/Fotos:
Diego dos Santos
Assessoria de Comunicação PMI
(048) 3431 3537 – 3431 3525