You are currently viewing Agentes de Saúde recebem capacitação para tratar de fumantes

Agentes de Saúde recebem capacitação para tratar de fumantes

Medida visa melhorar qualidade de vida nas comunidades

Pensando em combater um dos maiores males da saúde pública mundial, a Secretaria do Sistema de Saúde, através do Programa Municipal de Controle do Tabagismo de Criciúma, iniciará, nesta sexta-feira (12), uma capacitação em abordagem e tratamento do fumante para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da região central. O encontro no Salão Ouro Negro começa um ciclo de cinco palestras. O tema principal do curso será "Por um mundo sem cigarro" e as palestras terão início às 12h.

De acordo com a coordenadora do programa, Andréia Sharon Salomão, o curso acontecerá às sextas-feiras, em todas as regiões de atuação dos agentes comunitários de saúde do município. "Serão construídas estratégias para a busca ativa de fumantes, para que estes façam tratamento e parem de fumar. Estima-se que 20% da população seja fumante. Estamos fazendo isso para prevenir e melhorar a qualidade de vida das pessoas", declarou Andréia.

Conforme a enfermeira da Estratégia Saúde da família (ESF) do bairro Primeira Linha, Odilene Pereira Locatelli, que é uma das palestrantes, o trabalho será realizado por um grupo de enfermeiras que foram capacitadas e realizam o grupo de controle de tabagismo nas unidades de saúde onde trabalham. "Nós preparamos a capacitação junto à coordenadora do programa. Em todos os locais estaremos à frente orientando as agentes de saúde. Pensamos neste primeiro momento nas agentes porque elas têm vínculos com a comunidade. Queremos que elas busquem e motivem essas pessoas a procurar os grupos antitabagismo nas unidades de saúde", comentou Odilene.

Durante a capacitação, os profissionais da saúde estudarão temas como: O caminho para construção de uma sociedade saudável, o tabagismo no Brasil e no mundo, o que é preciso saber sobre o cigarro, como ajudar quem quer parar de fumar, conduzindo oficinas e trabalhando por um mundo sem tabaco. Cada agente capacitado receberá uma cartilha para estudar sobre o tema e entender como se aproximar dos fumantes para orientá-los.

Segundo Andréia, esta mesma capacitação está prevista para os profissionais da saúde com nível superior para o segundo semestre de 2013. "A capacitação em serviço é um processo que possibilita as pessoas uma reflexão sobre a sua prática profissional e consequentemente torna o seu trabalho mais qualificado. Esperamos que os nossos profissionais, a partir da capacitação, entendam a importância de diminuir ou até mesmo zerar o número de fumantes, pois a maioria das doenças está ligada de maneira direta ao consumo do cigarro", destacou a coordenadora.

Palestrantes:

Odilene Pereira Locatelli, enfermeira ESF Primeira Linha

Isolete de Souza Carvalho Bolan, enfermeira ESF Ana Maria

Patrícia Casagrande Pessoa, enfermeira ESF Cristo Redentor

Gisele Cristine Bittencourt Rossi, enfermeira ESF Nova Esperança

Mariana Martendal, enfermeira ESF Vila Zuleima

Kênia P. Ortolan, enfermeira ESF Vila Manaus

Próximos encontros:

19/07 – Centro Comunitário bairro Vila Manaus (ACS da região da Santa Luzia)

26/07 – Centro Comunitário bairro Brasília (ACS da região da Próspera)

02/08 – Centro Comunitário bairro Santo Antônio (ACS da região da Boa Vista)

09/08 – Subprefeitura do Rio Maina (ACS da região do Rio Maina)

 

Mais informações:
Andréia Salomão/91499337
Texto: Milena dos Santos
Foto: Arquivo/Decom
Diretoria Executiva de Comunicação
WWW.criciuma.sc.gov.br
3431.0047 ou 9162.8993