Novas estratégias são adotadas para atingir meta da Campanha da Poliomielite

Carro de som estará passando nas comunidades com índices de vacinação mais baixos

Faltando quatro dias para encerrar a Campanha Nacional contra a Poliomielite, apenas 6.734 crianças, ou seja, 59,03% receberam a dose necessária para se manter afastada da doença. Em Criciúma mais de 11 mil crianças se enquadram na faixa etária estipulada pelo Ministério da Saúde para serem imunizadas. Por esse motivo a Secretaria do Sistema Municipal de Saúde, através do Setor de Imunização elaborou uma estratégia efetiva para atingir o mínimo da cobertura nacional, que é de 95% do total de vacinados.

Para a secretária do Sistema de Saúde, Geovânia de Sá, algumas estratégias serão adotadas nos próximos dias para que a meta seja atingida. "Queremos todas as nossas crianças vacinadas, pois em outros países a pólio não esta extinta e ela pode voltar a atingir pessoas que estão desprotegidas. Essa força-tarefa que estamos preparando é para que nosso público alvo seja atingido", declarou a secretária.

De quarta-feira (19) até sexta-feira (21), todas as unidades de saúde que possuem sala de vacinação passarão a atender até as 18 horas e, no sábado (22), estarão abertas das 8 horas às 17h. As portas dos postos de saúde dos bairros: Verdinho, São Roque, Sangão, Mina do Toco, Mãe Luzia, Colonial e São Marcos, ficarão abertas no horário normal e no final de semana não funcionará.

De acordo com a coordenadora da Campanha e do setor de imunização, Joice Savi Silveira, é necessário fazer a busca ativa destes pequenos. "Precisamos ir buscá-los nos Centros de Educação Infantis do município, tanto os públicos quanto os privados, através de parcerias com enfermeiras e direção, mas é claro que, para realizarmos a vacinação, a criança tem que estar com as doses em dia. Do contrário serão encaminhadas para as Unidades de Saúde", comentou a coordenadora.   

Pais podem aproveitar para realizar vacina da Influenza

Na última sexta-feira (14), a Secretaria do Estado da Saúde ampliou a faixa etária das crianças a serem vacinadas contra a gripe.  Crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias devem ser levadas ao posto de saúde para tomar além da dose da Poliomielite, os pequenos podem ser imunizados também contra influenza.

Segundo a secretária, os pais devem aproveitar a nova oportunidade e utilizá-la para imunizar seus filhos de duas doenças de uma única vez. "Mesmo estas crianças não sendo consideradas do grupo prioritário, o Governo do Estado fez esta abertura. Os pais devem intensificar a busca pelos postos para vacinar seus filhos e deixá-los longe de doenças como estas. Nossa meta e deixá-los imunizados com a vacina da gripe antes do inverno", destacou Geovânia.

No dia 15 de maio, foi ampliada a vacina para crianças com idade seis meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias. A Secretaria de Saúde irá utilizar a oportunidade para ofertar as duas vacinas para as crianças, que possuem a mesma faixa etária nas duas campanhas.

 

Mais informações:
Geovânia de Sá/91117906
Joice Savi/91213986
Texto e foto: Milena dos Santos
Diretoria Executiva de Comunicação
WWW.criciuma.sc.gov.br
3431.0047 ou 9162.8993