O período de vacinação contra a gripe, que terminaria no dia 26 de abril, foi prorrogado pelo Ministério da Saúde até o dia 10 deste mês. A prorrogação se deu pelo fato da maioria dos municípios do país não terem atingido as metas estipuladas para a imunização. Em Forquilhinha, até o dia 26 de abril já haviam sido vacinados 82,41% dos pacientes, sendo que a meta do Ministério é de 80%.
Até agora já foram vacinados no geral 87,75% dos pacientes. Destes são 87% de idosos, 98% de crianças até dois anos de idades e já se supera 100% dos pacientes com doenças crônicas.
O único índice abaixo da meta é no grupo de gestantes. Neste caso específico a diferença dos números se deve a uma questão de estatística. Segundo Gisele Bosa, Coordenadora Vigilância Epidemiológica do Município, o número de gestantes proposto pelo Ministério é baseado no número de gestantes no município em 2012. Porém, segundo Gisele, este número compreende o total de gestantes até dezembro do ano passado. Como não estamos ainda nem na metade deste ano, o número de gestantes é menor. Essa é a diferença, gerando um resultado de 76,64% de gestantes vacinadas.
O resultado foi comemorado pelo secretário de Saúde, Rangel Loch, que realizou roteiro na manhã desta terça-feira (7) por Unidades de Saúde de Forquilhinha. "Graças ao esforço e competência de nossa equipe, temos um número expressivo de pacientes vacinados, muito além do que o Ministério da Saúde recomenda e, portanto, protegendo nossa população contra gripe", salienta. O secretário lembra ainda que as crianças até dois anos que foram vacinadas pela primeira vez, tem que realizar o reforço a partir do dia 15 de maio.
Médicos e enfermeiros de Forquilhinha irão participar de treinamento sobre Influenza, onde será conhecido o protocolo de atendimento para a Influenza neste ano e a forma de administração dos medicamentos indicados, conforme o comportamento do vírus.
Silmar Vieira
9108-2099 – Vivo
9149-3638 – Vivo
9649-4489 – Tim