Içara foi sede, na tarde de hoje, da primeira Assembléia Geral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga de 2013. O evento, realizado no auditório da Cooperaliança, contou com a participação de representantes da SDR, Epagri, Legislativo içarense, Fundai, Samae, além do prefeito de Içara Murialdo Canto Gastaldon, que deu boas vindas aos participantes destacou a importância da Bacia.
"A Bacia é um dos potenciais que tem que ser preservado. Temos a expectativa de que o Rio Urussanga possa ser desassoreado e que esta ação colabore com a agricultura e evite que as comunidades envolvidas continuem sofrendo com alagamentos", ressaltou o prefeito içarense.
Já o presidente do Comitê, José Carlos Virtuoso, agradeceu a acolhida do prefeito. "É importante que o prefeito tenha vindo fazer esta acolhida, pois o momento e de encaminhamento e de definições para assuntos determinantes sejam discutidos e propostas sejam colocadas em prática", assinalou.
Informações Adicionais – O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga foi lançado oficialmente no dia 07 de dezembro de 2006. É composto por 40 entidades, sendo 16 representantes de usuários de água, 16 da sociedade civil organizada e oito dos governos municipal, estadual e federal.
A Bacia do Rio Urussanga, juntamente com as Bacias dos rios Aararanguá e Mampituba, pertencem à 10ª região hidrográfica de Santa Catarina (extremo sul catarinense). Segundo a secretaria de desenvolvimento sustentável, abrange uma área de 657,88 km2 e apresenta uma densidade de drenagem de 1,83 km/ km2. É a menor da região hidrográfica.
O rio Urussanga que dá nome a bacia é formado pela confluência dos rios Carvão e Maior a jusante da cidade de Urussanga, mais precisamente no bairro Jardim Nova Itália. Tem sua foz na barra do Torneiro, divisa dos municípios de Jaguaruna com Içara. O comprimento do rio principal é de 64 km e o comprimento total de rios, 1169,3 km.
Alexandra Cavaler – (048) 84778384 – 99108951
Assessoria de Comunicação PMI (048) 34313537 – 34313525