You are currently viewing Corte do bolo marca comemoração dos 133 anos de Criciúma

Corte do bolo marca comemoração dos 133 anos de Criciúma

Festa foi realizada no Parque das Nações Cincinato Naspolini 

Criciúma está em festa neste 6 de janeiro. Hoje a cidade comemora o aniversário de 133 anos de colonização e a festa foi marcada com o corte do bolo. O Parque das Nações Cincinato Naspolini reuniu os criciumenses para catar os parabéns à maior cidade do Sul do Estado. A Fundação Cultural de Criciúma (FCC) coordenou o evento e aproveitou para lançar a Exposição Comunicação é História, na estação da mini ferrovia localizada no logradouro público. O evento contou ainda com a participação da banda do 28° Grupo de Artilharia e Campanha (GAC) e a cidade recebeu as bênçãos do padre Antônio Junior e do pastor Genésio da Silva.

Para o prefeito Itamar da Silva, Criciúma tem muito a comemorar nesses 133 anos. "Aquelas famílias que chegaram trabalharam muito para impulsionar o desenvolvimento desta cidade, que hoje é a maior entre as capitais Florianópolis e Porto Alegre", recordou. Segundo ele, aproximadamente 50% das pessoas que vivem no município não nasceram em Criciúma, mas permaneceram por serem bem acolhidas.

A exposição, que teve a abertura às 18 horas, esteve movimentada. Para chegar até o local os visitantes percorriam o parque a bordo da locomotiva Terezinha. O turista Valter Della Flora, de Tupanciretã (localidade indígena do Rio Grande do Sul) está na cidade para visitar a irmã e aproveitou para conhecer o parque com a esposa. "Eu fiquei impressionado ao ver uma televisão telefunken. Eu assistia telenovelas e futebol em uma igual quando era mais novo", contou entusiasmado.

O presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Sérgio Zappelini, aproveitou para convidar todos os criciumenses para visitar a exposição até o dia 30 de abril. O acervo foi organizado pelo grupo de historiadores da Fundação e visa relatar um pouco da evolução da comunicação na cidade. Rádios, televisões, máquinas de escrever, telégrafos e telefones vão integrar a exposição.

O objetivo, segundo Zappelini, é atrair o público, principalmente as crianças, para conhecerem a evolução das formas de mídia no mundo e o período em que elas chegaram a Criciúma. "Teremos visitação mediada para grupos, principalmente escolas, a partir do início do ano letivo. Os equipamentos antigos nos auxiliam a relatar a evolução tecnológica para essa geração que talvez nunca ouviu falar sobre os materiais", destacou.

 

Mais informações:
Sérgio Zappelini – 9164-5235
Texto: Jussi Moraes (JP 3733 SC)
Fotos: Tiago Maciel
Diretoria Executiva de Comunicação
www.criciuma.sc.gov.br

______________________________
Diretoria Executiva de Comunicação
3431.0047 ou 9162.8993