Içara (13.11.2012) – O dia nacional de combate a tuberculose, 17 de novembro, recebe atenção especial nas unidades básicas de saúde de Içara. Para lembrar a data a equipe do setor de Tuberculose da Secretaria Municipal da Saúde de Içara, vem realizando um trabalho de conscientização e prevenção nas Estratégias da Saúde da Família (ESF), principalmente com os grupos específicos, por exemplo, de diabetes e hipertensão, para que as pessoas façam o exame de Baciloscopia, que é o exame de escarro.
"A pessoa que tiver tosse persistente por três semanas ou mais, catarro, escarro com sangue, sudorese à noite ou emagrecimento, deve procurar a Unidade de Saúde para fazer o exame específico. O tratamento é gratuito, dura apenas seis meses e não pode ser interrompido", orienta a enfermeira responsável pelo setor de Tuberculose, Dayane Lima Réus.
O Programa de Controle de Tuberculose de Içara possui atualmente nove pacientes em tratamento. Durante o ano foram notificados 23 casos novos e um recidivo, num total de 24 pacientes. Destes, 15 já concluíram o tratamento.
"É importante ressaltar que a tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa e é transmitida de pessoa a pessoa através da tosse, fala e espirro, mas que o tratamento de seis meses, feito corretamente, traz a cura", explica o secretário da Pasta Fernando Mazzuchetti acrescentando que as ações intensificadas nas ESF têm como objetivo orientar a população, divulgar as ações para que os sintomáticos respiratórios busquem tratamento "dando ênfase ao tratamento supervisionado (DOTS)".
Rotina do setor de Tuberculose do município – O Setor de Tuberculose atende de segunda à sexta-feira, das 7h00 ás 12h00 e das 13h às 16h no SAE – Serviço de Atendimento Especializado, na Rua Ipiranga, 20; Edifício Sete de Setembro. O Programa disponibiliza de um médico que dá suporte duas vezes por semana, duas Técnicas de enfermagem que prestam serviço de atendimento ambulatorial e uma enfermeira responsável pelo setor.
Dentro do programa é realizada a inocula para PPD nas segundas, terças e sextas-feiras; as leituras de PPD nas segundas, quintas e sextas-feiras; consultas médicas uma vez ao mês. O tratamento é iniciado assim que diagnosticada a doença com acompanhamento da equipe até o final do mesmo. Exames para diagnóstico e controle também são feitos pelos profissionais do Programa.
Cuidados – Para evitar a transmissão proteja a boca com lenço quando tossir ou espirrar. Não cuspa nem escarre no chão. Coloque travesseiros, cobertores e colchões no sol. Evitem ambientes fechados e com muita gente.
Agravantes – Atualmente dois grandes obstáculos agravam a situação da doença: a infecção pelo HIV/Aids que predispõe o indivíduo infectado a desenvolver a tuberculose e o abandono ao tratamento que pode levar ao surgimento de formas resistentes de tuberculose (TBMR).
Mais informações
Fernando Mazzuchetti – (048) 84785649 – 3461-3700
Secretário de Saúde de Içara
Enfermeira Dayane Lima Réus – (048) 99354948 – 34328890
Coordenadora do Programa de Tuberculose
Assessoria de Comunicação PMI
Jornalista Alexandra Cavaler
imprensapmi.xanda@gmail.com
(048) 34313537 – 84778384